Uma das razões pelas quais o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo é pela sua adaptabilidade. Mas esta característica deve-se em grande parte aos plugins de WordPress.

Neste artigo vou-te mostrar quais são os 50 melhores plugins para WordPress. Muitos deles talvez nem conheças e outros nem precises, mas quem sabe, até podes encontrar um que te agrade e que seja útil para o teu site.

Cuidados a ter antes de instalar um plugin em WordPress

É muito importante ter em atenção a fonte do plugin, já que hoje em dia qualquer pessoa pode fazer um e subi-lo à internet. Assim que, o mais recomendado, é que instales sempre plugins desde a biblioteca do WordPress. Se for um plugin premium de, por exemplo, ThemeForest, vê as reviews e o número de compras que tiver.

Mas mesmo que instales plugins dessas bibliotecas, isso não garantiza que não possas ter problemas. Verifica que o plugin em questão foi testado na tua versão de WordPress. Se não foi, tem em conta que pode ter alguns erros dependendo do teu tema e da versão de WordPress que tiveres. Normalmente funcionam bem mesmo que estejam desatualizados, mas nunca é demais prevenir.

Nota! podes ler as reviews do plugin de outros utilizadores. As vezes existem pessoas que deixam a sua opinião acerca da compatibilidade do plugin.

Outra questão importante é a de saber se nesse momento tens algum outro plugin que realize a mesma função. Se for assim, o melhor é que o desatives ou desinstales antes de instalar o mais recente. As vezes, ao ter dois plugins semelhantes, pode haver conflitos. Em muitos dos casos receberás um aviso no canto superior do ecrã a informar sobre tal incompatibilidade, mas em outros casos este aviso nem aparece.

 

Depois de instalar um plugin

Após a instalação do plugin é preciso ter em conta algumas coisas. A primeira delas é que não exista nenhuma alteração substancial do site em geral. Caso vires que alguma ferramenta desapareceu ou que alguma parte do site não está como deveria, desinstala o plugin e volta a verificar.

Além disso, verifica a velocidade do site. As vezes instalamos tantos que nem nos damos conta que sobrecarregam o servidor e diminuem a velocidade do carregamento do site.

Para saber quais são os plugins que mais recursos consomem no teu WordPress utiliza o plugin: P3 (Plugin Performance Profiler).

Alguns plugins apenas são necessários durante um curto espaço de tempo. Nestes casos o melhor é desativar o plugin quando já não o precises. Se sabes que não o irás utilizar mais, até o podes eliminar.

Preciso de instalar muitos plugins?

É uma boa pergunta. Depende dos recursos do teu host e do tema que utilizas. Alguns temas já incorporam muitas funcionalidades dos plugins mais conhecidos. Se for assim, ainda melhor, já que não precisas de instalar nada.

O que cada um precisa para o seu site é totalmente diferente. Por isso, antes de instalar um plugin pergunta-te se é realmente necessário. Caso seja apenas um capricho, não instales. Contudo, se melhorar a interação, a segurança ou o SEO do teu site, força! Mas não te esqueças dos cuidados a ter antes e depois de qualquer instalação.

Agora que já sabes tudo o que precisas sobre os plugins, podemos começar.

É uma grande lista, pelo que ao principio de cada secção vou colocar aqueles que considero mais importantes e depois outros que deves ter em consideração.

  1. Plugins de SEO
  2. Plugins para melhorar a velocidade e otimizar
  3. Plugins para melhorar a segurança
  4. Plugins de redes sociais
  5. Plugins para interagir com a tua comunidade
  6. Plugins para aumentar a lista de subscritores
  7. Plugins com utilidades

 

Plugins de SEO para WordPress

Existem alguns plugins que te podem ajudar a melhorar o SEO do teu site. Desde incorporar meta-descrições e etiquetas, até ajudar-te a analisar melhor as visitas e outros aspectos que te podem interessar.

SEO By Yoast

SEO by Yoast

Começamos com o primeiro plugin que deves instalar. Este plugin de SEO é o mais completo e recomendado em todo o mundo. Com ele terás tudo o que precisas para otimizar o teu site em muitos aspectos. Desde os snippets dos artigos, das páginas e das categorias, até as meta-descrições e etiquetas que são precisas para posicionar o teu site. É um plugin imprescindível para qualquer site.

Jetpack Jetpack

Este plugin é um conjunto de micro-plugins que te permitem realizar imensas funções, tais como: ver estatísticas, partilhar automáticamente os posts nas redes sociais, criar galerias de fotos, incorporar botões sociais, criar formulários de contactos, fazer correções ortográficas, criar um sitemap, etc. É um plugin super completo e que deves ver antes de instalar qualquer outro, já que o que buscas pode estar nele.

Nota: utiliza apenas as ferramentas do Jetpack que realmente necessites. Este plugin consome imensos recursos e pode deixar o teu site lento. Dá uma vista de olhos à versão lite que é mais leve – Jetpack Lite.

Broken Link Checker

Broken Link Checker

Outro Plugin indispensável. Como o próprio nome indica, com este plugin podes encontrar os links e as imagens com links que já não existem. Podes configurá-lo também para que te avise cada vez que encontre um link destes.

Eu apenas ativo este plugin uma vez por mês para verificar se tenho algum link que deixou de funcionar. Mas como é um plugin que não consome muitos recursos, podes deixá-lo ativo sempre.

Outros plugins de SEO que te podem interessar

SEO Smart Links: incorpora um link à uma determinada palavra-chave em todos os artigos do teu site. É excelente para aumentar o número de links internos. Se gostas da ideia, experimenta, mas, se quiseres uma alternativa um pouco mais completa, experimenta também o SEO Auto Links & Related Posts.

SEO Redirection Plugin: como o próprio nome indica, este plugin para WordPress cria redirecionamentos da URL e monitoriza o teu site para detetar URL’s com o erro 404 (“Páginas não encontradas”).

Google Analytics for WordPress: quase todos os temas de hoje em dia incorporam uma secção para incorporar o código de seguimento do Google Analytics. Se não for o teu caso, podes utilizar este plugin.

Google XML Sitemaps: se utilizas o plugin de SEO by Yoast não precisas de instalar este, já que incorpora esta função. Mas existem rumores na comunidade de WordPress que este é melhor. Será verdade? Experimenta!

Plugins para melhorar a velocidade e otimizar

Um dos maiores problemas que os webmasters afrontam é o de como melhorar a velocidade de um site. Porque sejamos francos: quem gosta de entrar num site lento? Ninguém, certo!

Existem muitos factores que permitem melhorar a velocidade de um site, como podes ver neste artigo, mas além disso, se utilizares os plugins corretos verás uma mudança considerável na velocidade do teu site.

Cloudflare

Cloudflare

Antes de utilizar este serviço o meu site era relativamente lento. Bastou com ativá-lo para reduzir consideravelmente a carga do servidor. É um serviço CDN que melhorará sem dúvida nenhuma a velocidade do teu site. Experimenta!

WP Smush.it

SMushit

Este plugin otimiza as imagens que sobes ao WordPress para que ocupem menos espaço mas sem perder qualidade. Podes ativar a opção de otimizar as fotos ao mesmo tempo que se sobem ao servidor, ou podes otimizar as imagens manualmente.

P3 (Plugin Performance Profiler)

Plugin Performance profile

Como disse ao inicio do artigo, este plugin serve para analizar o impacto de todos os teus plugins na velocidade do teu site ou blog. Com esta ferramenta podes saber quais são os que mais consomem memória e CPU do servidor. Se queres otimizar um site, este plugin é essencial para saber qual é o plugin que tens de desativar ou eliminar.

W3 Total Cache

W3 Total Cache

Eis plugin que consegue aumentar a velocidade do site e reduzir a carga do servidor como nenhum outro. W3 TC Utiliza o cache dos navegadores para poder abrir mais rapidamente o site após a primeira visita. Se for bem configurado pode fazer milagros e melhorar imenso a velocidade de um site.

Outros plugins que melhoram a velocidade de um site ou blog

Plugin organizer: pode parecer estranho a razão pela qual este plugin esteja nesta secção, mas a verdade é que é um dos plugins menos conhecidos para otimizar a velocidade do teu site e um dos mais eficazes. O “único” que faz é mudar a ordem do carregamento dos plugins e desabilitar alguns plugins tendo em conta o tipo de página do site. 100% recomendado!

Lazy Load: é um dos plugins mais conhecidos para “enganar” os navegadores e ganhar velocidade. O que faz é limitar o carregamento das imagens até que o utilizador faz scroll e chega até elas. Além de produzir um efeito bonito nas imagens, aumenta a velocidade do blog.

Memory Viewer: um plugin mais completo que mede e verifica possíveis problemas de rendimento. Mede a carga do CPU do servidor, consulta a base de dados MySQL, etc. Se queres ver dados detalhados sobre tudo, este é o que precisas.

Wp-Optimize: permite otimizar a base de dados (apagar spam, posts antigos, tablets,…) com um só click. É um dos melhores plugins para otimizar um site, mas como muitos outros, pode estar desativado e ser utilizado de vez em quando.

Plugins para melhorar a segurança do WordPress

O WordPress pode ser o CMS mais utilizado, mas não deixa de ter alguns problemas de segurança.

Com os plugins que te apresento podes melhorar a segurança do teu site e até resolver alguns problemas que possas estar a ter neste preciso momento. Lembra-te que prevenir nunca é demais.

Wordfence

WordFence

Se existe um plugin 100% necessário e recomendado para manter o teu site seguro é este. É um super plugin que inclui um firewall, um scanner de malware, possibilidade de bloquear o IP de possíveis ataques, e muito mais. Se tens dúvidas vê as reviews do plugin.

Akismet

Akismet

É um serviço anti-spam que funciona muito bem. Analisa todos os comentários e verifica a possibilidade de que contenham ou não spam. Se utilizas Disqus para administrar os comentários não precisas de utilizar este plugin, mas caso utilizes o sistema de comentários nativos, sim!

BackWPup

Backup free

Com BackUPup podes criar cópias de segurança automáticas fácilmente. Apesar de eu preferir criar cópias de segurança desde o CPanel, esta é uma excelente alternativa para aqueles que preferem não sair de WordPress. É fácil de utilizar e funciona muito bem. Outro plugin a ter em conta.

Outros plugins que melhoram a segurança

All In One WP Security & Firewall: outro plugin super completo que incorpora muitas funções de segurança tais como firewall, defensa contra ataques em massa para fazer login, scanner de comentários com spam, lista negra (bloquear a entrada de utilizadores com determinados IP’s), etc.

UpdraftPlus Backup and Restoration for WordPress: É um plugin simples, bonito e com tantas possibilidades como o BackuWPup. Se tiveres algum problema com o anterior, eis uma boa alternativa.

Anti-spam: Outro plugin muito eficaz e elegante já que utiliza o método de campos ocultos com CSS para enganar os bots de spam. Funciona muito bem e pode ser uma excelente alternativa, ou complemento, a Akismet.

Limit Login Attempts: como o nome indica, este plugin limita o acesso ao WordPress após umas quantas tentativas falidas. Após errar umas vezes, o plugin bloqueia durante um tempo a IP pela qual se esta a tentar entrar. Um plugin essencial e que não consome muita memória.

Plugins de redes sociais

As redes sociais são as formas mais rápidas de tornar viral um determinado artigo, vídeo ou imagem que tenhas no teu site. Contudo, é preciso que cries a plataforma perfeita para que isto aconteça.


Com estes plugins podes dar aos teus leitores todas as ferramentas que precisam para partilhar o teu conteúdo com os seus amigos.

Digg Digg

Digg Digg

Quem não conhece este plugin? É um dos plugins mais utilizados pela sua simplicidade e utilidade na hora de partilhar conteúdo. Cria uma barra lateral com diferentes botões para partilhar o conteúdo em muitas redes sociais. Permite uma grande personalização pelo que não terás qualquer problema em adaptá-lo a todos os teus blogs.

WordPress Social Sharing Optimization

WPSSO

Este plugin integra meta etiquetas de Google+, LinkedIn, Facebook Open Graph, Pinterest Rich Pin e Twitter Card. Se ao partilhas um link no Facebook e não vês a sua imagem, descrição ou título, utiliza este plugin e verás como se resolve o problema.

OnePress Social Locker

Social Locker

É um dos meus plugins favoritos. Serve para bloquear um determinado conteúdo num post e que apenas pode ser desbloqueado pelo leitor se interatuar socialmente. Neste artigo utilizo este plugin para dar uma super dica em troca de uma interação social.

Outros plugins para as redes sociais

Shareaholic: este plugin permite-te incorporar e personalizar uma barra social no final de cada artigo, partilhar conteúdo do teu mesmo site e até mesmo analisar o crescimento e a partilha dos teus posts.

Floating Social Bar: se não gostas do Digg Digg, eis uma boa alternativa. Tem um design diferente, mas funciona quase da mesma forma. Experimenta e tira as tuas conclusões sobre qual funciona melhor.

Monarch Social Sharing Plugin: é um plugin premium, mas mesmo assim, dependendo do que possas investir, pode valer a pena. Tem diferentes formatos, um design espectacular e possibilidades infinitas. Se não fosse de pago seria melhor que o Digg Digg sem dúvida alguma.

Simple Share Buttons Adder: um plugin interessante que adiciona ao final do artigo uma frase com os botões para partilhar em diferentes redes sociais. Tem uma opção premium com mais opções. Eu o utilizo neste blog (vê o final do artigo).

jQuery Pin It Button For Imagesde certeza que já viste este plugin em algum site. O único que faz é adicionar um botão de “Pin it” às imagens quando o utilizador passa com o rato por cima delas. Se o teu site tiver muitas imagens bonitas e que mereçam ser partilhadas, utilizá-o.

Twitter Liked Box: é um plugin simples que mostra uma lista dos teus seguidores na barra lateral. Se tiveres muitos seguidores e queres apostar nesta rede social é um plugin a ter em conta.

Plugins para interagir com a tua comunidade

Após conseguir leitores, é preciso fazer que regressem e que se tornem “embaixadores” do teu site. A melhor forma de fazer isso é dando conteúdo único e interessante mas também interagindo com eles.

Com os seguintes plugins tens todas as ferramentas que precisas para partilhar informação, aumentar a interação e comunicar-te com os teus seguidores.

Contact Form 7

Contact Form 7

É um formulário de contacto simples, elegante e leve. Com ele podes criar rapidamente um formulário de contacto com os campos que quiseres. Se o teu tema não vem com um criador de formulários ou não utilizas JetPack, instala este.

Nesta página do meu site podes ver o plugin em acção.

bbPress

bbpress

É o sistema de forums integrados em WordPress mais conhecido de todos. Se queres criar um fórum mas não queres perder muito tempo com configurações difíceis, este plugin é a tua salvação. Podes instalá-lo e começar a organizar o teu fórum como quiseres.

É verdade que não é um plugin premium e não permite muitas alterações. Mas para um primeiro fórum não está nada mal.

Disqus Comment System

Disqus

É o que utilizo em todos os meus sites e recomendo plenamente. Não só permite limitar o spam, se não que tem um design minimalista e limpo, envia-te as notificações que quiseres receber e notifica ao utilizador se receber alguma menção num comentário que tenha deixado. 100% recomendado!

Outros plugins para interagir com a tua comunidade

Comment Notifier: envia avisos sobre novos comentários comentários aos utilizadores que tenham deixado um comentário no blog.

Knews: outra forma de entrar em contacto com os teus leitores é através das newsletters. Com este plugin podes criar modelos para as tuas newsletter, ver estatísticas de envio e muitas outras coisas. Contudo, se tiveres uma base de dados muito grande o melhor será utilizar um serviço profissional como o de MailChimp, já que pode consumir muitos dados do teu servidor.

Thank Me Laterpermite enviar emails a quem tenha deixado um comentário no teu blog. É uma forma de voltar a conetar-te com os teus leitores e conseguir que regressem ao teu site. Além disso, podes enviar-lhe um email para que se subscrevam à tua newsletter.

WP Poup Plugin: como o nome indica, é um popup. Este em particular é gratuito mas conta com algumas funções muito importantes tais como a de mostrar o popup após um certo tempo. Se precisares de mais opções podes conseguir a versão de pago.

WordPress Landing Pages: é um plugin simples que serve para criar landing pages utilizando modelos já criados. Incorpora algumas funcionalidades interessantes como a possibilidade de realizar testes A/B.

Plugins para aumentar a lista de subscritores

Magic Action Box

Magic action box

Conheci este plugin há pouco tempo e a verdade é que é perfeito. Com ele podes criar formulários criados especialmente para conseguir mais subscritores. Tem uma versão gratuita bastante razoável e outra de pago com mais opções caso precises.

Thrive Leads

Thrive-Leads

Um dos melhores plugins premium de sempre. Tem tantas opções que podia escrever um artigo apenas sobre ele. Contudo, vou resumir algumas das suas funções: Popup Lightbox; Formulários em linha; Widget; Testes A/B, etc. Permite uma grande personalização em todos os aspectos, algo que se espera de um produto com um preço tão elevado como este.

MailChimp for WordPress

Mailchimp

Se utilizas o MailChimp como eu para criar a tua lista de subscritores, então instala o seu plugin, Tens diferentes ferramentas e possibilidades para sincronizar tudo o que precisas com a tua conta privada. Além disso podes utilizar o seu widget para as tuas sidebars.

Outros plugins para aumentar os teus subscritores

WordPress Calls to Action: este plugin permite-te criar um fluxo de ventas e subscrições dentro do teu proprio blog. Tens imensas possibilidades, desde fazer split tests, criar popups, criar banners, etc.

Optinskin: É um plugin premium muito avançado e com muitas características parecidas ao Thrive Leads. Se o quiseres conhecer em profundidade, recomendo-te que entres no site e vejas o vídeo de presentação.

Plugins com utilidades para o WordPress

Existem muitos plugins que te podem ajudar a organizar melhor o teu trabalho no WordPress. Muitos destes plugins incorporam pequenos detalhes ao teu site que o tornam único e diferente.

Estes são os tipos de plugins que mais gosto de conhecer. Além de serem interessantes, as vezes te permitem fazer coisas que nem sabias que existiam! Nesta lista ponho os melhores, mas ao final do artigo podes ver mais.

WP-PostRatings

WP-ratings

Outro plugin que utilizo em todos os meus tutoriais. O que faz é adicionar as 5 estrelinhas a um post para que qualquer pessoa possa dar a sua valoração. Estas estrelas depois irão aparecer também nos Snippets do artigo, o que lhe dará mais visibilidade e aumentará a taxa de clics. Pode não ter o design mais bonito, mas é funcional.

Pretty Link Lite

Pretty link

Se és uma pessoa que cuida imenso os detalhes, de certeza que queres que as URL dos teus posts sejam diferentes e bonitas. Com este plugin podes alterar os links de afiliação para que não mostrem números intermináveis.

Advanced Responsive Video Embedder

Advacend video embedder

Como o nome indica, este plugin melhora a integração de vídeos no WordPress, quer sejam videos do YouTube ou Vimeo. Além disso, faz com que os videos sejam responsive, que estejam bem limitados aos bordes do artigo e que apenas se carreguems quando o utilizador faz scroll sobre o vídeo (parecido ao Lazy Load). Também conta com a possibilidade de que o vídeo se reproduza num popup.

Outros plugins de utilidades para ti

Editorial Calendar: se escreves muitos posts e queres ter tudo bem organizado, nada melhor que um calendário onde possas ver os artigos que se irão publicar e que os possas alterar diretamente desde o mesmo. Certo? É para isso mesmo que este plugin serve.

Cookie Law Info: se o teu site utiliza cookies deves informar aos utilizadores sobre isto. Com este plugin podes respeitar a normativa de uma forma simples e rápida. Outra alternativa que também podes utilizar é este.

TablePress: como já sabes, WordPress não incorpora tabelas. Mas este problema é resolvido rapidamente com este plugin que eu também utilizo e que poupa imenso trabalho, já que é compatível com muitos formatos de documentos. Recomendado!

A lista já acabou, mas queres mais plugins?

TPC! Memory Usage: mede a utilização do servidor, a memoria consumida e disponível e outro tipo de informação útil relativa ao servidor web, PHP, base de dados, etc.

New Google Plus Badge Widget: é um plugin que te permite colocar um “badget” da tua conta de Google + no teu site. Se quiseres um plugin parecido mas que seja para o Pinterest, tens esta opção: Pinterest Badge

WP Editor: este editor melhora o editor de código HTML nos posts e páginas adicionando, por exemplo cores à diferente sintaxis e inclui números de linhas.

Header and Footer: com este plugin poderás adicionar HTML e JavaScript na header e footer do teu blog.

Lightbox Plus: permite que ao fazer clic numa imagem se abra num popup na mesma página. É um plugin que melhora o aspecto das imagens, principalmente quando o leitor quer ver a imagem num tamanho superior.

Private Only: cria um blog privado e faz com que os utilizadores sem autenticação se registem. É útil para os blogs corporativos ou com conteúdos de pago.

WP File Manager: um plugin simples e eficiente que te permite aceder diretamente aos ficheiros do teu servidor de hosting desde o painel de administração sem ter que aceder à conta de hosting.

Search & Replace: um plugin útil que te permite procurar certas palavras ou expressões e alterá-las. Funciona para posts, páginas, comentários, nomes de utilizadores, categorias, etiquetas, etc.

Redirection: com este plugin podes administrar os redirecionamentos 301, 302 e 307 e, realizar um seguimento dos erros 404 do teu blog.

Table of Contents Plus: viste o índice ao inicio do artigo? Foi feito manualmente. Mas se não quiseres perder tempo com isso podes criar um índice com este plugin.

WP Sitemap Page: este pequeno plugin permite criar um mapa de todos os conteúdos que tiveres no teu site. É excelente para conhecer, rapidamente, tudo o que tens no site.

WooCommerce: é um super plugin que te permite criar uma loja online em WordPress num abrir e fechar de olhos. É muito completo mesmo na sua versão gratuita!


Espero que tenhas gostado desta lista de plugins. Se conheceres algum que deva de estar nesta lista, partilha comigo nos comentários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page