De certeza que estás de acordo que um dos factores de posicionamento mais importantes são os links externos, isto é, os backlinks.

Ter um backlink é o mesmo que dizer ao Google: “Este site esta a ser recomendado. Não achas que deveria estar melhor posicionado?”

Google quer apresentar sempre os melhores resultado aos leitores. Para isso analisa um site tendo em conta o seu SEO On-Page e SEO-Off-Page.

“Já tenho o SEO On-Page. E agora?”

Neste artigo dou-te uma lista de técnicas que podes utilizar para conseguir mais backlinks e assim melhorar o posicionamento do teu site ou daquele artigo que queres posicionar.

Dá testemunhos

Qual é a melhor forma de mostrar que um produto funciona?

Mostrando a opinião dos utilizadores.

Quando compras um produto ou um serviço podes sempre deixar a tua opinião ao seu criador. E quem sabe, se o fizeres bem e eles tiverem uma página no seu site para este tipo de testemunhos, podes ser selecionado.

Não precisas de fazer isto com tudo o que compres, mas se vires que essa empresa costuma partilhar os testemunhos dos seus clientes na homepage ou numa página de testemunhos, porque não tentar?

Vê o caso da WebEmpresa, um site com um DA elevado e que conta com mais de 2600 testemunhos:

Testemnhos WebEmpresa

Escreve ou cria conteúdo que mereça ser partilhado

Noticias recentes e artigos inovadores que ajudem aos leitores são os mais partilhados em blogs, fóruns e redes sociais.

Podes escrever noticias de última hora na qual tu sejas a fonte principal. Mas não só. Podes criar uma infografia, uma lista com o top 10, escrever tutoriais, etc.

Mas é possível que tu faças isso e não estejas bem posicionado.

Existem muitos posts excelentes que não estão nas primeiras posições das do Google. A razão pela qual não estão em primeiro lugar reside nos backlinks.

O meu conselho?

Não cries conteúdo e esperes a que as visitas venham cheguem por si só. Utiliza as outras técnicas que refiro neste post, principalmente esta: Partilha conteúdo com os seguidores da tua concorrência.

Cria listas com os melhores blogs de uma temática

Para ter êxito no mundo digital é preciso fazer amigos. A melhor forma de fazer amigos é falando bem de um site ou blog e dar-lhe um backlink.

Mas claro, não o faças desta forma:

“Ei, dou-te um link se me deres um… ok?”

Além de ser uma técnica penalizada por Google, não é a melhor forma de o fazer. Podes ser mais original e criar uma lista com os melhores blogs de uma temática.

Imagina que vendes produtos alimentares no teu site e precisas de posicionar melhor o teu site. Faz um post com os 30 melhores blogs sobre nutrição. Em cada site deixas uma descrição com a tua opinião e um link para o site em questão.

Quando publiques esse post faz menções no Twitter, Facebook e envia um email para cada autor do blog. De certeza que muitos vão gostar de estar nessa lista, já que os estas a considerar como os melhores. E quem sabe até retribuam o favor!

Participa nos fóruns do teu nicho

Mas não participes apenas para deixar os links para o teu site! Isso é spam!

Se queres conseguir mais seguidores e muitas visitas a partir de um fórum, faz o seguinte.

Entra no fórum e cria uma alerta por email para uma determinada secção que se relacione com o teu blog. Agora responde a todas as dúvidas, questões e dá a tua opinião nos debates.

Precisas que te vejam como um utilizador interessado no assunto e que entende. Tens de ser considerado como o “Master” desse assunto.

“Só? Não faço mais nada?”

Quando já responderes alguns posts, vê quais são as perguntas que mais se repetem e cria artigos no teu blog sobre isso. Depois, quando alguém perguntar, responde e diz: “se quiseres podes ler este post (com o link) que está um pouco mais completo”.

Pede reviews aos bloggers

As reviews de outros bloggers podem dar-te excelentes backlinks aos teus sites.

Apenas tens de procurar bloggers que façam reviews de produtos ou serviços como os teus, verificar o seu número de visitas e as interações no blog e nas redes sociais e entrar enviar-lhes um email.

Para encontrar estes bloggers utiliza a super ferramenta chamada Google. É tão fácil que nem é preciso explicar como os deves procurar.

Para verificar o número de visitas e as interações que têm, podes utilizar SimilarWeb, uma ferramenta online gratuita com a que podes ver o número de visitantes mensais de um site e o seu ranking.

Para ver as redes sociais nada melhor que entrar e ver com os teus próprios olhos.

Contudo, para pedir-lhes que façam uma review de algum produto teu, podes enviar-lhes este email:

Olá (nome do dono do site, ou do site em falta do primeiro),

Estava a procura de reviews para (o teu produto/serviço) quando encontrei (o nome do site).

Gostei imenso da forma como rediges o texto e dos detalhes na tua review.

Eu tenho (tipo do produto/serviço) e costumo vende-lo por “x”€. Contudo, podia enviar-te um gratuitamente para que pudesses fazer uma review no teu site. O único que te peço é que dês a tua sincera opinião e que consideres deixar um link do site (nome do site do teu produto/serviço) no teu post.

Fico ao teu dispor para qualquer questão.

Cumprimentos,

Os melhores da semana

Eis uma forma fácil e rápida de conseguir um backlink!

Existem muitos sites que ao final da semana ou do mês publicam os artigos ou noticias mais interessantes de outros blogs. 

Se tiveres conteúdo que se relacione com os temas que estes sites partilham, envia-lhes um email com os melhores conteúdos que tiveres.

O que já não é tão simples é encontrar estes blogs.

Podes tentar encontrá-los com Google utilizando algumas palavras-chave como: “(palavra-chave)+ o melhor”; “(palavra-chave)+ o melhor da semana”, etc.

Cria uma lista e envia-lhes os teus melhores artigos de vez em quando.

Deixa comentários em blogs

Mesmo que não seja a melhor forma de conseguir links, participar em outros blogs deixando comentários pode ajudar a difundir a tua marca pessoal e o teu site.

Mas como em tudo, não faças Spam!

Escreve comentários inteligentes e relacionados com o assunto. Caso contrário, o comentário será eliminado.

Faz uma lista de todos os sites relacionados com o teu nicho e analisa quais são os que permitem deixar comentários com o teu website. Depois, faz outra lista com os sites que mais visitas têm.

Agora, 1 vez por semana entra em todos esses sites (que não sejam mais de 6) e deixa um bom comentário.

.Edu links de recursos

Sabias que…

Todos os links relacionados com dominios .edu têm um peso significativo no SEO Off-Page.

Existem muitos sites de universidades que têm uma página para sites com informações que elas consideram ser úteis para os alunos.

Se tiveres este tipo de informações (é provável que sim), procura estes sites e envia-lhes um email com o teu melhor conteúdo.

Para encontrar sites que possam incorporar links relacionados com o teu nicho, utiliza estes códigos no Google:

  • site:.edu “palavra-chave”
  • site:.edu “palavra-chave” + “recursos”
  • site:.edu: “palavra-chave” + inurl:links
  • site:.edu: “palavra-chave” + “outros sites”

Aproveita as oportunidades dos links não atualizados

Possivelmente o nome desta técnica não seja o mais bonito, mas acredita que resume na totalidade o seu funcionamento.

Quando um site deixa de funcionar, muda o nome ou não atualiza o seu conteúdo abrem-se muitas portas conseguir backlinks.

Sabes porquê?

Se um link não funciona ou o seu conteúdo não é atualizado, podes convencer aos sites que deixaram um link a este site desatualizado para deixarem um para o teu, o qual contém a mesma informação ou até ainda mais completa.

É um procedimento fácil de realizar mas que muitos bloggers nunca fazem.

Estes são os passos que deves seguir:

  1. Anota os sites que deixaram de estar online, de ser atualizados ou que simplesmente mudaram de nome;
    1. Podes procurar estes sites no Google que tenham mudado de nome.
    2. Pergunta nos Grupos do Facebook relacionados com o teu nicho que tenham mudado de nome. Esta segunda técnica tem bons resultados.
    3. Cria um documento de excel com esta informação.
  2. Depois de ter uma lista destes sites, deves encontrar os backlinks destes sites. Uma das melhores formas de saber isto é com Open Site Explorer (OSE).
    Open Site Explorer

    1. No documento de excel que criaste anteriormente, insere os 10 links com maior DA que vires no OSE;
    2. Para tornar a tarefa anterior mais simples, podes utilizar esta extensão do Google Chrome: Scraper.
  3. Agora seleciona ou cria o conteúdo que possa ser substituido nesses posts.
    1. Se quiseres, podes utilizar o WayBackMachine para encontrar esse post que já não existe e melhorá-lo.
      WayBackMachine
    2. Cria um super post mais completo e atualizado que mereça realmente ser partilhado.
  4. Envia um email para os sites que encontras-te com OSE e informa sobre os links rotos ou a falta de atualização do site. Mas não lhes digas quais são os links.
    1. Para encontrar os links rotos podes utilizar esta extensão do Google Chrome: Check My Links.
      Check my Links
  5. Quando responderem, informas sobre quais são os links que já não funcionam e também sobre os posts do teu site que dão uma informação parecida ou até melhor!

É possível que muitos nem respondam, mas se de 100 sites conseguires 20 que deixem um links para o teu site, já é uma vitória.

Tu apenas tens de lhes informar sobre o teu trabalho para que eles considerem mudar os seus links pelos teus de uma forma natural. De certeza que se o teu post for mais completo, muitos dão-te um backlink.

Realiza uma entrevista colaborativa

Nesta técnica o que queremos é criar um artigo com opiniões de diferentes influencers da nossa área.

A razão é simples.

Quando o artigo for publicado, eles mesmos irão partilhar o artigo nas suas redes sociais e se algum tiver um site, é possível que até nos “dê” um backlink como agradecimento.

  1. Escreve um artigo relacionado com o teu nicho.
  2. Cria uma lista com os influencers mais conhecidos e relacionados com o teu post.
  3. Envia-lhes um email e explica-lhes que queres saber s sua opinião sobre o assunto. Além disso, diz-lhes que a sua resposta aparecerá num artigo com um link para o seu blog ou perfil de rede social, o que preferirem.

Verás como muitos deles respondem ao teu email de bom agrado.

Quando acabares e publicares o teu artigo, apenas tens de enviar um email a cada um dos que te responderam agradecendo a ajuda e pedindo que partilhem o artigo nas suas redes sociais.

Escreve Guest Posts

Escrever Guest Posts é a estrategia mais conhecida para conseguir backlinks.

Os Guest Post são artigos criados por autores externos ao site. Podem ser pagos ou gratuitos, mas têm sempre algo em comum: deixam um ou vários links para o site do autor convidado.

O problema é encontrar estes sites. Mas não te preocupes que eu posso dar-te umas dicas sobre como encontrar estas minas de ouro:

  • Utiliza o Twitter para encontrar Guest Posts. Para isso utiliza alguma das seguintes combinações no procurador do Twitter:
    • “your niche” + guest post
    • “your niche” + guest author
    • “your niche” + write for us
    • “your niche” + guest article
  • Entra nos sites relacionados com o teu nicho e procura alguma secção que diga: “Escreve para nós”; “Trabalha connosco”, etc. Caso não exista esta secção podes enviar-lhes um email mostrando o teu interesse em escrever alguns artigos para eles, em troca de alguns links para o teu site ou artigos.

Se queres saber mais sobre Guest Posts, vê este artigo.

Cria Infografias

Quem é que não gosta de infografias?

Criar uma infografia é mais fácil do que muitas pessoas pensam. Apenas tens de ter a informação organizada, uma ideia original e um pouco de paciencia para a criar.

Se souberes utilizar o Photoshop genial, pois pouparás imenso dinheiro. Se não fores um profissional do Photoshop, também não há problema já que podes transferir pequenos modelos de infografias por menos de 20€.

Três infografias gratuitas
Infografias premium que comprei e agora dou-te gratuitamente.

Dou-te três infografias que comprei na loja de Envato. De certeza que vais gostar.

Mas se tiveres dinheiro e não tens nenhum problema em gastá-lo podes comprar uma infografia.

“Já tenho a infografia. E agora?”

Depois de teres a tua infografia o que deves fazer é entrar em contacto com bloggers que tenham posts que se relacionem com a tua infografia. Diz-lhes que fizeste uma infografia e que eles a podem utilizar nalgum artigo.

No caso de que algum blog da mesma temática não tenha nenhum artigo relacionado, podes sempre sugerir escrever um guest post pequeno com uma introdução à infografia.

Analisa quem partilha os teus conteúdos

Eis uma estrategia que não deveria de ser partilhada se todos fizessem bem o seu trabalho.

Analisa o conteúdo do teu blog para encontrar possíveis cópias pela internet. Para isso podes utilizar o Copyscape.

Copyscape

Se encontrares blogs que copiaram o teu conteúdo, pede-lhes que o retirem caso seja uma cópia na totalidade, ou pede-lhes que façam referência à fonte da informação, isto é, o teu site.

Partilha conteúdo com os seguidores da tua concorrência

Esta técnica é muito parecida há uma que expliquei anteriormente: “Aproveita as oportunidades de links não atualizados“.

Contudo, nesta nesta tens de encontrar um tema que se relacione diretamente com o teu nicho, que promocione o teu site e que seja o melhor artigo que qualquer pessoa possa encontrar.

Em primeiro lugar é preciso encontrar uma palavra-chave com muitas procuras e que o teu site possa posicionar. Sê realista e não escolhas palavras-chaves impossíveis ou muito difíceis de posicionar.

Depois de ter a palavra-chave, procura a tua concorrência na primeira página do Google. Agora, vê se esses artigos têm muitos backlinks com Open Site Explorer ou Hrefs.

Após estes dois primeiros passos chegou o momento de escrever o conteúdo que queres posicionar. Lembra-te: tem de ser o melhor conteúdo que alguém possa encontrar, o mais completo e mais bonito que qualquer um que esteja na primeira página do Google.

Após isto, envia um email a todos os blogs que deixaram um link para os posts da tua concorrência. O email que envies pode ser parecido a este:

Olá (nome do criador do site)

Estava a procura de informações sobre (algo relacionado com o teu artigo) quando encontrei o teu site.

Muito bom na verdade. Parabéns.

Também reparei que deixas-te um link para este site (link do site da concorrência). Eu também li esse artigo e gostei. Alias, tirei algumas ideias desse mesmo artigo para criar um muito mais completo e melhor estruturado que te pode servir também.

(Link para o teu artigo)

Se calhar até o queiras mencionar no teu artigo.

Cumprimentos,

E já esta. Agora, apenas tens de esperar que te respondam e deixem um link para o teu site.

Redes sociais

Sabias que a maioria das redes sociais permitem incorporar um link dofollow? É o caso de Google + e do Instagram.

E sabes o melhor?

Podes incorporar vários links se tiveres várias contas nessas redes sociais. Utiliza está técnica sabiamente e não cries contas falsas para incorporar links ao teu site.

Ajuda a outras pessoas online

Pode parecer estranho estar a recomendar uma técnica como esta, mas a verdade é que se ajudares outras pessoas é muito provável que consigas backlinks.

Utiliza fóruns, redes sociais e outros blogs para encontrar pessoas com problemas e que queiram saber a solução a um determinado problema.

Podes não ter a solução definitiva ao problema, mas se ajudares a tentar resolver o problema podes conseguir um backlink.

Além disso, as soluções para esses problemas podem servir para escrever artigos para o teu site e assim ajudar a muitos outros com o mesmo problema.

Analizando as tuas imagens e infografias

A ferramenta Image Raider permite-te encontrar os sites que estão a utilizar as tuas imagens sem dar o correcto valor, isto é, sem referir a fonte da imagem.

ImageRaider

Se utilizas sempre imagens criadas por ti, esta técnica é uma mina de ouro de backlinks. Nem imaginas o número de pessoas que podem estar a utilizar as tuas imagens ou infografias. Muitas vezes nem o fazem de propósito: partilham a imagem que viram noutro site pensando que a imagem era deles, quando na realidade era tua.


Espero que tenhas gostado deste tutorial. Se tiveres alguma questão, já sabes que me podes deixar um comentário que respondo assim que puder.

E tu, conheces alguma outra técnica?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page