As vezes pela Internet vejo muitos erros no que toca a concorrência de uma Keyword. Até acho que eu mesmo confundo os conceitos. É por isso que neste artigo quero mostrar-te os dois significados da mesma expressão “concorrência de uma keyword”.

Neste artigo vais aprender a:

  • O que é a concorrência de uma keyword na SERP;
  • O que é a concorrência de uma keyword em Adwords;
  • Como encontrar a melhor keyword para o teu nicho.

Saber a distinção entre ambos é muito importante já que condiciona em absoluto a escolha de um nicho ou outro.

Competência na SERP

Antes de mais, convém saber o significado de SERP: Search Engine Results Pages. Com isto já podes entender que quando falamos da concorrência de palavras-chave na SERP, estamos a falar de como posicionar uma determinada palavra-chave de forma orgânica. Isto não é o que se vê em Adwords.

Para demonstrar o que são as SERP, aqui fica uma imagem que de certeza irás identificar logo:

SERP

Concorrência em Adwords

Quando procuramos a concorrência em Adwords o que encontramos é a concorrência por clicks em anúncios com determinadas palavras-chave. Vejam este exemplo:

1 2

 

Viram algo estranho? Como é possível que as segundas palavras-chave possam ter mais concorrência que Facebook, Twitter, Google… É porque a concorrência neste caso não é a do posicionamento, mas sim de publicidade. Isso quer dizer que se quiseres fazer publicidade de uma determinada palavra-chave, o click será mais caro ou mais barato dependendo da competência.

Porque saber esta diferença é importante?

Agora que sabes isto poderás encontrar o melhor nicho para abrir o teu moneysite (site para ganhar dinheiro). Contudo, tens de seguir alguns passos:

  1. Procura sites com a palavra-chave exata (em google utiliza allinurl: Keyword). Se existirem e forem .com será difícil competir contra eles. Se apenas existir um e for .org ou .net podes tentar.
  2. Agora procura artigos que tenham essa mesma keyword. Para isso podes procurar com allintittle: keyword.

Como deve ser a keyword para o teu site se posicionar mais facilmente:

  • Podes utilizar a tua keyword com .com ou .pt.
  • Não existe nenhum site com a keyword no seu dominio, ou se existir, podes competir contra ele para o primeiro lugar das SERP.

Esta claro que antes de fazer isto tens de saber como poderás monetizar o teu site: com adsense, rede de afiliados, etc. Essa keyword tem de estar em crescimento (podes ver isso com Google Trends ) e não pode ter muito concorrência.

Espero que tenhas gostado deste mini artigo.

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page