Melhorar o SEO de um site estático não é tarefa fácil. Muitas empresas querem um site com as informações essenciais para os clientes entrarem em contacto através de email ou de telefone. Criar um blog não é uma opção para estas empresas por duas possíveis razões: não têm tempo, ou desconhecem as vantagens de ter um blog.

Seja qual for o caso temos que resolver ao problema: é possível posicionar um site estático? A resposta é sim, mas não é “barato”…

html-codingPrincipais problemas de um site estático

Os sites deste tipo normalmente têm uma Homepage, uma página de contactos, outra página sobre a empresa, e as vezes uma página com testemunhos dos seus clientes. Algumas delas apenas têm uma Homepage com tudo integrado.

O problema de tudo isto é que não se tratam de dados que mudem de um dia para o outro. São dados bastante estáticos e que não posicionam no Google.

Ao não ter um blog o site perde bastante posicionamento e fica transcrito apenas aos backlinks. Os backlinks, como sabe, são links de outros sites que redirecionam ao seu. Esta é a melhor forma de posicionar um site estático. Contudo é a mais complicada.

link-buildingFormas de conseguir mais backlinks

Agora que já sabemos como melhorar o SEO de um site estático, vejamos as formas de conseguir bastantes backlinks.

  1. Criando um site muito original. Se a empresa não quer gastar tempo nem dinheiro com um blog e com conteúdo, crie um site espectacular e diferente. Veja o exemplo deste site: KraftWerk.
    Este site tem sido partilhado por muitos sites e blogs como um dos mais originais de sempre. Vejam outros exemplos:
    – Curiousspace;
    – For Better Coffee;
    – Camper.
  2. Pagando por Backlinks. Se quer que outros sites o mencionem, pode pagar-lhes. Contudo, quanto mais conhecido for o site, mais caro será. E quando digo caro, digo muito caro.
  3. Fazendo Guest Blogging. Como referi num artigo, o guest blogging ou escrever para outros sites em troca de um link para o seu site, é sempre bom. Dá-se a conhecer e consegue melhorar o SEO da sua página.

SEO-trainingsOutras formas de melhorar o SEO

  • Incorporando a palavra chave na URL: tudo o que se possa fazer para melhorar o SEO é bem-vindo, e se puder incorporar a palavra-chave pela qual os seus clientes o encontrarão na sua URL, ainda melhor.
  • Com uma forte participação nas redes sociais: mesmo que não tenha blog, quem disse que não pode partilhar outras coisas? Pode partilhar fotografias do seu trabalho, dos seus produtos, dos eventos em que participa, de vídeos engraçados e virais, etc.
  • Criando uma forte comunidade nas redes sociais: existe algum grupo sobre a sua temática? Se sim, existe o mesmo grupo no seu idioma ou localidade? Crie grupos e consiga que muitas pessoas com os mesmos gostos interajam.

Existem outras formas de Grey e Black Hat SEO que algumas agências utilizam, contudo, não é o mais recomendado neste caso. É melhor ir devagar e bem, que rápido e mal.

Se tiver alguma dica que queira partilhar connosco, não hesite em fazê-lo através dos comentários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

 

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page