O Instagram é uma das minhas redes sociais favoritas. Não só por ser tão simples de utilizar, mas porque é rápida e bem organizada. Podes subir uma imagem, editá-la e publicá-la em menos de 1 minuto. Além disso, podes ver as fotografias e vídeos de mais de 400 milhões de utilizadores. Mas isso não é tudo… O Instagram esconde algumas curiosidades que tu talvez desconheças.

Apesar de ser uma aplicação simples de utilizar, o Instagram esconde alguns truques que apenas alguns conhecerão.

13 Curiosidades do Instagram que não conhecias

Enviar fotos aos teus contactos

Além de poder publicar fotos na tua conta do Instagram, também podes enviar fotos aos teus contactos, ou à outras contas. O único que tens de fazer é seguir todo o processo de publicação de um vídeo ou foto. No final, em vez de “Partilhar em” > “Seguidores”, escolhe “Direct”. Agora poderás escrever uma legenda para a tua imagem e selecionar os grupos ou as pessoas que queres enviar a foto.Direct

 

Mas isto não é tudo.

Imagina que vês uma foto no Instagram e queres partilhar com algum amigo. Para isso apenas tens de tocar na seta que apareçe ao lado do botão “comentar” e enviar a imagem a quem quiseres. Se essa conta for publica, qualquer pessoa poderá ver a foto. Mas se for privada, o contacto a quem envias a foto tem de ser amigo dessa conta
também.

Direct 2

Esconder anúncios irrelevantes

Se alguma vez viste um anúncio no Instagram, uma e outra vez, sabes o quão irritante isso é. É por isso que, quando vejo um que não gosto, toco em “Patrocinado” > “Ocultar isto”.

O Instagram tem em conta o teu historial para saber quais são os melhores anúncios para ti. Se quiseres desativar isto apenas tens de:

iOS: Definições > Privacidade > Publicidade > “Limitar seguimento”
Definições anúncios apple

Android: Definições Google > Anúncios > “Excluir anúncios baseados em interesses”.
Definições anúncios Google

Deixar um link na descrição da Bio

Se quiseres partilhar um link em alguma publicação tens um problema: os links não funcionam. Mas há um lugar em que sim funcionam: na bio.

Podes mudar o link da Bio quantas vezes quiseres. Sempre que quiseres filtrar o teu público a um determinado site, utiliza a Bio e informa a mudança nos teus posts.

Biografia

Recomendo que utilizes o bit.ly, ou serviço parecido. Se utilizares o bit.ly, poderás personalizar os teus links, o que é excelente para o Instagram. Não queiras deixar um link gigante e com carateres estranhos na tua descrição.


Caso ainda não tenhas visto este artigo, vale muito a pena 😛

Como ganhar seguidores


Ver fotos tiradas num determinado lugar

Para isto apenas tens de tocar na secção de Procurar > Locais e meter a direção. Também podes ver as fotos tiradas perto da tua localização.

Localizações

Retirar geolocalizações

Alguma vez utilizaste a geolocalização nas tuas fotos, mas depois arrependeste-te? Para eliminar a tua localização nestas fotos tens duas opções: ou apagas a foto, ou eliminas a geolocalização.

Seguindo a segunda opção, o que tens de fazer é tocar no ícone de localização no teu perfil, depois premir o símbolo de 9 cuadrados pequenos, editar e não selecionar as que queres que desapareçam.

Localizações mapa

Escolher as imagens nas que apareces

Tal como no Facebook, podes limitar as imagens que aparecem no teu perfil. Como já deves saber, na última opção do teu perfil, aparecem as fotos nas que estás etiquetado.

Podes aceitar estas fotos automáticamente ou não. Por defeito está selecionada a opção de aparecer automáticamente. Para mudar para manual apenas tens de entrar nesse menu e tocar nos 3 pontos do canto superior. Depois disso, escolhe a opção: “Adicionar manualmente”.

Manualmente

Ocultar as fotos nas que foste etiquetado

Agora imagina que aceitaste as fotos no modo automático, mas agora as queres eliminar? No mesmo menu escolhes a opção “Ocultar fotos”, e selecionas as fotos que queres ocultar.

Ocultar fotos instagram

Fácil, verdade?

Como adicionar um paragrafo

Esta opção parece que desaparece do teclado no Instagram. Antes de descubrir como fazer um paragrafo, tinha de escrever o que queria noutra aplicação, copiar e colar no Instagram. Mas agora já não.

teclado com enter

Quando estiveres a utilizar o Instagram, verás que desaparece a opção de “enter”. O que acontece é que esta opção não desaparece, apenas esta oculta no teclado numérico. Podes utilizar esta função nas descrições dos post.

Contudo, na Bio, para meter uma descrição tens de utilizar outra app. Podes utilizar, por exemplo, a app do Facebook. Tocas em “Atualizar estado” e escreves o que quiseres com os espaços. Depois, copias e colas no Instagram.

bio

Utilizar o Instagram como editor de fotos offline

É possivel que queiras utilizar as ferramentas de edição do Instagram sem ter realmente de publicar uma foto ou vídeo.

Para isto apenas tens de ativar a opção “Guardar fotos originais” nas definições do Instagram e ativar o modo avião no teu dispositivo.

Editor de fotos instagram

Agora, publica uma imagem e verás que não carrega. Cancela o upload e vê a tua imagem na galeria do teu telemóvel.

Receber notificações quando alguém publica uma foto

Segues uma conta e queres ser o primeiro a deixar um comentário ou um like? Ou simplesmente é a tua namorada que te obriga a deixar um like em todas as suas publicações?

Seja qual for a razão podes ativar as notificações para que quando uma determinada conta publique uma foto, tu recebas uma notificação no teu telemóvel.

Para isso apenas tens de entrar na conta, tocar nos três pontos no canto superior e premir a opção “Ativar notificações de publicação”

Ativar notificações

Outros trucos:

Organiza os filtros do Instagram: no final dos filtros verás um botão que diz”Gerir”. Prime o botão e organiza os filtros como quiseres.

filtros instagram

Limpa o teu histórico: para isto apenas tens de entrar nas definições e tocar em “Limpar histórico de pesquisa”

Limpar histórico

Ver publicações que gostaste: para isto entra nas definições e toca em “Publicações que gostaste”.


 

Espero que tenhas gostado deste artigo e se conheceres mais algum truque, partilha-o connosco.

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page