O YouTube é uma das redes sociais mais importantes hoje em dia. Toda a informação que queiramos ver está no YouTube: reviews, noticias, eventos, músicas, trailers… É cada vez mais importante ter um canal de YouTube para promover a nossa marca e da-la a conhecer. Contudo, nem sempre é fácil conseguir que nos vejam.

video-marketingPara que serve o YouTube:

Não serve apenas para ver vídeos de gatos…

Gif de gatos

Sim, são engraçados, e confesso que os vejo muitas vezes (demasiado até). Mas além disso, o YouTube pode servir para várias coisas, tais como:

  • Melhorar o posicionamento da nossa marca;
  • Fazer colaborações com outros criadores de conteúdos;
  • Educar os nossos clientes;
  • Oferecer conteúdo de uma forma mais visual;
  • Aproximar-nos dos nossos clientes.

Velocidade siteComo conseguir mais visualizações no YouTube

Vamos ao que interessa. Se está a ler este artigo é porque quer saber como pode aumentar o número de visualizações, e por conseguinte, o número de subscritores de uma forma natural. Isto é importante recalcar:

“de uma forma natural”.

No final do artigo falarei dos bots e de se vale a pena ou não comprar subscritores.

Configurar o canal

Primeiramente é importante saber se tem o seu canal bem configurado. Tenha em atenção ao seguinte:

Avatar/Logo: aqui deve colocar a imagem de marca pela qual é conhecido. Pode ser o logo da sua empresa ou uma fotografia sua.

Cabeceira: Aqui deve colocar uma imagem com um tamanho de entre 2560px X 1140px. Se quiser criar uma imagem personalizada utilize canva.

Redes sociais: é importante conetar o seu canal de YouTube com as outras redes sociais. Além disso, faça o mesmo nas outras redes sociais ao ligar o YouTube com elas.

Trailer para os que ainda não são subscritores: sabia que se entrar um desconhecido no seu canal, pode reproduzir-se um vídeo automáticamente? Claro, mas esse vídeo tem de estar configurado. Crie um vídeo de presentação do canal e coloque-o na portada. É uma boa bem-vinda.

Trailer para os subscritores: para os atais subscritores podemos mudar o vídeo de presentação. Sendo assim, mude o vídeo para outro que queira promocionar nesse momento.

Canais destacados: aqui coloque os canais que mais se relacionem com o seu canal, ou que podem interesar aos seus seguidores.

Outras listas de vídeos: para melhorar a presentação e a organização, mostre as listas de reprodução que criou no seu canal.

Otimize os vídeos

É importante deixar links nos vídeos, seja para outros vídeos, ou para produtos que estejam a mostrar no vídeo. Além disso, pode deixar o link para outros vídeos no final do vídeo, ou para as suas redes sociais.

Vejamos o exemplo do Tiago Ramos:

Tiago Ramos exemplo

O Tiago é um YouTuber português de tecnologia. Em todos os seus vídeos apresenta esta imagem final, onde despede-se e deixa links para diferentes redes sociais, e um outro para outro vídeo que tenha alguma relação com o que acaba de apresentar.

O Tiago, durante os seus vídeos, incorpora anotações que aparecem e desaparecem nos momentos certos. Na descrição deixa sempre algum link do produto e de outros vídeos interessantes.

Palavras chave

As palavras-chave, tal como para os artigos, são importantes nos vídeos de YouTube. As palavras chave permitirão que os vídeos sejam encontrados mais rapidamente. As minhas recomendações são:

  • Utilize palavras chave no título do vídeo, na descrição e nas etiquetas;
  • Verifique se o título do seu vídeo muita competência. Se tiver será difícil posicionar o vídeo.
  • Utilize KeyWoordtool para procurar as palavras chave

Listas de reprodução

É importante que utilize as listas de reprodução no seu canal de YouTube. Estas listas ajudarão a organizar o conteúdo do seu canal e serão úteis para os seus seguidores.

As listas indexam muito bem no procurador de YouTube e ajudarão a conseguir mais reproduções.

Miniaturas dos vídeos

Este é um dos aspectos mais importantes de todos. Uma boa miniatura chamará a atenção do utilizador. Normalmente usam-se cores fortes para chamar a atenção, ou imagens com símbolos. Vejamos algum exemplo:Pewdiepie miniaturas

Pewdiepie é um dos YouTubers com mais prestigio no YouTube. Como podem ver, as suas  miniaturas são estranhas, mas ao mesmo tempo divertidas.  O melhor é fazer uma lista, através de SocialBlade (falarei desta ferramenta mais a frente), dos YouTubers mais importantes no seu negócio, e ver como é que eles tem configurado as miniaturas. Não se trata de copiar, se não de melhorar e de saber o que é que os leitores gostam.

Crie um link direto de subscrição

Se pedir alguma coisa a alguém, faça-o sempre da melhor forma possível: tornando fácil essa ação. No caso do YouTube, se pedir a alguém para subscrever ao seu canal faça-o também de uma forma simples e rápida. Como? Criando um link direto ao botão de subscrição.

Para isso apenas tem de copiar o seguinte link e mudar o “UTILIZADOR” pelo seu nome de utilizador:

http://www.youtube.com/subscription_center?add_user=UTILIZADOR

Gatos lutando

Mas pense também que pode utilizar este link em todas as redes sociais onde possa partilhar a sua conta de YouTube.

Utilize os vídeos de YouTube em todos lados

Além de um canal de YouTube, para dar a conhecer a sua marca, é recomendado que tenha um blog e outras contas nas redes sociais com mais influência no mercado: Facebook, Twitter ou Google +. No caso de Portugal o Facebook é o mais importante, seguido pelo Google +.

Partilhe os seus vídeos no seu blog. Como? Através de Widgets laterais ou artigos. Se preparou o vídeo com algum guião, porque não adaptá-lo e transformá-lo num artigo? Ai, também poderia incorporar o seu vídeo ao mesmo tempo que “recicla” um trabalho.

Partilhe os seus vídeos nos grupos de Facebook e de Google +. Contudo, tenha sempre em conta que uma partilha excessiva e fora de contexto pode ser considerado Spam.

Crie diferentes tipos de conteúdo

Tal como nos blogs ou sites, é importante criar conteúdo de qualidade. Este conteúdo será encontrado pelos utilizadores. Contudo, qual é o conteúdo que deve começar a fazer? Eis alguns exemplos que têm suceso no YouTube:

  • Tutoriais;
  • Recomendações;
  • StoryTelling;
  • Cursos
  • Review de produtos;
  • Webinars;
  • Live Blogging;
  • etc.

Gatos com estilo

Utilize diferentes ferramentas

  • Canvaé uma aplicação de fotografias que serve perfeitamente para criar as portadas dos vídeos e a imagem de cabeceira do canal de YouTube.
  • Simply Measured: este site cria relatórios rápidos e gratuitos das estatísticas do canal de YouTube.
  • SocialBlade: além de servir para outras redes sociais, este site mostra imensos dados de qualquer canal de YouTube. Perfeito para analisar os outros YouTubers.
  • YouTube Analytics: é as estatísticas do próprio canal de YouTube, e como tal são as mais fiáveis. Apresenta todos os dados que nos interessem para medir os nossos resultados.

Comprar visitas: sim ou não?

A resposta se vale a pena ou não depende dos teus objetivos. Por exemplo, comprar algumas visitas para posicionar um vídeo pode ser satisfatório. Compre visitas para posicionar em primeiro lugar esse conteúdo, e depois, ao estar em primeiro, todas as visitas orgânicas serão para si.

Existem empresas e contas muito conhecidas que utilizam este tipo de estrategias para posicionar um vídeo. Há quem diga que o vídeo que bateu todos os records no YouTube (Gangnam Style) utilizou um destes métodos, até que se tornou viral e continuou.

É uma bola de neve quando é bem feita, mas… será que vale a pena?

Cada vez mais Google tem uma base de dados maior para os diferentes servidores e proxys que criam bots. Além disso, já não importam apenas as visitas, se não o tempo de permanencia e a interação através de likes ou comentários.

A meu parecer não vale a pena já que estará sempre esperando pelo dia em que o YouTube o detete. Contudo, se está a começar um novo projeto e precisa de um empurrão, quem sabe se isto pode ser um bom “boost” inicial.

creativityÚltimas dicas para conseguir mais visitas no YouTube

  • Crie conteúdo para o teu público;
  • Faça vídeos curtos e rápidos;
  • Procure ter um padrão de qualidade mínimo;
  • Explique em que consiste o vídeo nos primeiros segundos;
  • Faça colaborações com outros profissionais conhecidos;
  • Crie conteúdo que se esteja a buscar nesse momento;
  • Crie vídeos de forma habitual – faz um calendário;
  • Faça conteúdo engraçado e único;
  • Crie contato direto com os utilizadores que possam ver os teus vídeos;
  • Tente promocionar os teus vídeos em blogs, foruns e redes sociais.

 


Espero que tenha gostado dos GIF’s… Quero dizer, das dicas sobre como conseguir mais visitas no YouTube.

Para finalizar deixo uma infografia com alguns dados curiosos sobre YouTube.

O negócio do YouTube

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page