As palavras-chave são os pilares do SEO. Com elas posicionamos os nossos artigos, escrevemos conteúdo e dizemos ao Google como e onde devemos estar.

Não saber encontrar as palavras-chave mais importantes é o mesmo que caminhar sem um destino. As palavras-chave indicam um rumo e permitem analisar os resultados de uma forma muito mais simples.

Não é fácil escolher as melhores. É preciso uma analise previa e um estudo para encontrar as que te podem trazer benefícios.

Há uns meses atrás escrevi um artigo bastante completo sobre o mesmo assunto. Contudo, nesse artigo expliquei, de uma forma geral, o que eram as palavras-chave e a sua importância na hora de escrever qualquer artig.

As palabras-chave para SEO

As palavras-chave para SEO

Se leste o artigo anterior deves ter ficado com as seguintes ideias:

  • É melhor concentrar os esforços nas Long Term Keywords, mesmo que tenham menos procuras, são muito mais fáceis de posicionar;
  • Existem diferentes ferramentas para saber quais são as melhores Keywords antes de começar a escrever um artigo;
  • Deves fazer Keyword Stuffing, isto é, utilizar sinónimos das palavras-chave que utilizes.

Estas três ideias são super importantes para compreender como deves encontrar as melhores palavras-chave. Mas agora deixemos a teoria de um lado e passemos à ação.

Vou-te explicar como podes encontrar as melhores palavras-chave para qualquer artigo que escrevas.

Como encontrar as palavras-chave

O primeiro passo é o de procurar as palavras-chave e saber se vale mesmo a pena tentar posicioná-las. Muitas vezes escolhes as Keyword tendo em conta o teu critério, e isso não é suficiente.

Se não queres deitar o teu trabalho ao lixo, analisa as palavras-chave e a tua concorrência antes de começar a escrever.

Estes dois passos são essenciais para conseguir posicionar os teus artigos. E quando digo posicionar, digo estar na primeira página do Google, página essa que recebe mais visitas e mais clicks.

Procura manualmente as palavras-chave

Nem sempre é preciso utilizar programas como os que mostro a seguir para encontrar palavras-chave interessantes e com pouca concorrência.

O primeiro que deves fazer é pensar no “tema” que queres escrever. Quando já o tenhas, pensa numa subcategoria desse tema. Por exemplo, penso em Smartphones e depois em Smartphones Motorola.

Nota! Se não tiveres ideias, procura ideias nas lojas (como a Amazon) ou sites com as mesmas categorias que queiras escrever.

Amazon categorias

Agora, com a tua subcategoria vais procurar ideias para artigos.

Em primeiro lugar em grupos e fóruns.

Os grupos e fóruns são minas de ouro. São ali onde as pessoas fazem as perguntas e escrevem os tópicos que mais ajudam aos utilizadores.

Lembra-te! se um utilizador faz uma pergunta, quer dizer que muitas outros estão a procurar uma resposta para o mesmo problema.

Para encontrar os fóruns podes utilizar os seguintes códigos no Google:

  • “Palavra-chave” + “fórum”
  • “Palavra-chave” + “Vanilla”
  • “Palavra-chave” + “bbPress”
  • “Palavra-chave” + “Comunidade”

Podes procurar grupos no Facebook e no Google+ também.

Em segundo lugar, na Wikipedia.

Entra no tema principal que tenhas escolhido e que esteja na Wikipedia. Depois, procura o índice do artigo. Verás que tem um índice bastante desenvolvido, do qual podes tirar ideias também.

Contents of Wikipedia

Os programas que mostro a seguir mostram os resultados após uma determinada análise das procuras, mas tu, se estiveres no centro da ação dos fóruns, podes anticipar um grande fluxo de procuras sobre um determinado tema, e se fores o primeiro a escrever sobre ele, terás uma grande vantagem.

Procura as palavras com programas

Existem alguns programas que podes utilizar para encontrar as palavras-chave e o número de pesquisas que têm.

São programas fáceis de utilizar e que se podem utilizar em conjunto. Isto é, podes encontrar uma palavra-chave com o Google Adwords e encontrar sinónimos com Soovle.

Ferramenta de Adwords

Google Adwords é a ferramenta de Google mais utilizada pelos marketers.

Sabes porquê?

Não só por causa dos anúncios de Google, mas sim porque é uma ferramenta que permite analisar o número de pesquisas das palavras-chave.

overview-costs-bg google adwords

No marketing digital é preciso conhecer os leitores, saber o que procuram e como o procuram. Para isso, nada melhor que saber quais são as palavras exatas que utilizam.

Com Keyword Planner podes saber tudo isto e muito mais. Além disso, com o tutorial que mostro a seguir, aprenderás a encontrar as melhores palavras-chave para os teus artigos, mas também a posicioná-los da melhor forma possível.

Google e procuras relacionadas

Quantas vezes utilizas-te o Google para saber quais eram as frases mais procuradas?

Eu ainda o utilizo muitas vezes, principalmente para conhecer outras opções no mercado.

Por exemplo, basta com meter o nome de um produto + “vs” para encontrar outras opções. No próximo exemplo eu procurei “moz vs” e apareceu-me isto no final da página:

moz vs

Se quisesse escrever um artigo sobre as alternativas ao MOZ, utilizando esta ferramenta já tinha uma boa ideia de todos os serviços que existem.

Outros programas: Soovle e UberSuggest

Todos estes programas te permitem encontrar palavras-chaves de uma forma diferente.

Soovle dá-te sugestões tendo em conta a Amazon, Google, Wikipedia, YouTube, Bing. Ou seja, não só terás as ideias das pessoas que utilizam o Google, se não também o de outros buscadores.

Soovle como funciona

UberSuggest é uma ferramenta poderosa que recolhe toda a informação das sugestões de Google. O seu funcionamento é muito simples: escreves a palavra-chave e ele adiciona todas as letras possíveis para apresentar-te as sugestões de Google.

Como funciona UberSuggest

Escolhe as melhores palavras-chave

Agora vou-te mostrar como encontro as palavras-chave para os artigos que escrevo em todos os meus sites.

Depois de veres o meu método até o podes adaptar ao teu gosto e às tuas técnicas. Podes incorporar mais detalhes ao documento de Excel, etc. Mas neste tutorial explico tudo de uma forma muito simples para que qualquer pessoa o possa fazer.

Passo número 1: transferir os resultados das pesquisas com Keyword Planner

Sim, não sabias que podias fazer isso?

Após fazer uma pesquisa com o programa, em vez de analisar todos os dados no site, podes transferir os resultados para um documento de Excel e analisar o que quiseres de uma forma muito mais profissional.

Apenas tens de tocar em Download (se tiveres a tua conta de Google em Português será “Transferir”).

Keyword Planner 1 palavras-chave

E depois selecionar a opção Excel CSV. E guardar o ficheiro.

Keyword Planner 2 palavras-chave

Passo número 2: segmentar cada palavra-chave pelo seu número de palavras

Agora já que já tens todos os dados, tens de eliminar os que não precisas. Neste caso são as:

  • Coluna A: Ad Group
  • Coluna E até L: eliminar tudo.

Excell 1 palavras-chave

O seguinte passo é limpar os dados da segunda coluna, e colocar o título: “Número de palavras”.

Excell 2 palavras-chave

Depois disto, incorpora um código no primeiro espaço do número de palavras. Eu tenho o código em espanhol porque o meu Office está nesse idioma, mas a ideia é a mesma: contar os espaços + 1.

=LARGO(ESPACIOS(A1)) - LARGO(SUSTITUIR(ESPACIOS(A1), " ", "")) + 1

Tens de mudar os “A1” pela célula correspondente, neste caso tenho de as mudar para “A2”

Se alguém tiver o Excel em português e puder adaptar o código, por favor, deixem-no nos comentários.

Excell 3 palavras-chave

Depois apenas tens de copiar o mesmo código a todas as restantes células.

Agora, vamos organizar  os resultados pelo número de procuras, de maior a menor.

Depois, metemos um filtro na coluna do número de palavras, e configuramos o filtro para que mostre apenas as palavras-chave que tiverem entre 4 e mais palavras:

Excell 4 palavras-chave

Neste caso o número de procuras é muito baixo para 4 palavras, pelo que podes escolher também as palavras-chave com 3 palavras. Contudo, nesse caso, que o número de procuras não ultrapasse as 700 pesquisas por mês.

Lembra-te que posicionar um artigo com 3 ou 4 palavras-chaves destas é muito mais fácil que posicionar um com 2 palavras.

Agora, escolhe as palavras-chave que quiseres com 3 ou mais palavras. Cria diferentes grupos para diferentes artigos e incorpora também alguma que outra com 3 palavras.

Passo número 3: analisar a concorrência

Agora, o que deves fazer é analisar os resultados do Google para saber se existe concorrência ou não para o artigo que queres escrever com as palavras-chave seleccionadas.

Para isso instala esta extensão no teu Browser: MOZ Bar.

Depois procura a palavra-chave que queres escrever. Supomos que escolhes esta: “Modelos de Cozinha”.

Concorrência palavras-chave 1

Estás a ver os resultados de PA e DA? Se tiverem menos de 30 é possível superar essas posições fazendo um artigo mais completo e conseguindo backlinks.

Os links externos são a principal fonte de SEO Off-page e são o terceiro factor mais importante para o posicionamento.

Para saber se têm muitos links vê o número de links que aparece ao lado de PA. Se quiseres saber quais são os links, toca em “Link Analysis” para entrar no site de Open Site Explorer, uma ferramenta da MOZ que analisa os links.

Para saber como conseguir bastantes backlinks, recomendo-te que vejas este artigo que escrevi sobre 17 técnicas para conseguir backlinks.

Como utilizar as palavras-chave

Antes de mais nada precisas de saber quais são as palavras-chave que podes e deves utilizar em cada artigo.

Já as tens? Então agora podes escrever o artigo.

Redação do artigo

É necessário que escrevas um grande artigo. Sabes porquê? Porque os artigos mais extensos tendem a conseguir um melhor posicionamento.

Palavras-chave - Conteúdo extenso

Na tabela anterior podes ver o número médio de palavras que têm os artigos que se encontram nas 10 primeiras posições do Google. Estes dados são relativos a maioria das palavras-chave.

Um artigo extenso normalmente tem mais informação, melhor SEO e um maior rácio de satisfação do leitor.

Além disso, grandes artigos permitem repetir as palavras-chave e sinónimos muito mais que pequenos artigos.

Incorpora vídeos, imagens e outro tipo de multimédia

Incorpora também diferentes tipos de media, como imagens, vídeos, listas, infografias, perguntas, etc. Fazer isso aumenta o tempo de permanência do leitor assim como aumenta o número de backlinks que um artigo pode ter:

Palavras chave tipos de media

Não te esqueças dos títulos

Os títulos também são importantes. Não só permitem dividir o texto, mas também permitem incorporar palavras-chave nos títulos.

Tenta colocar um título por cada 200/300 palavras escritas.

Já escrevi o artigo, e agora o quê?

Já escreveste o artigo? Volta a rever as palavras-chave e otimiza o artigo o máximo que puderes.

Utiliza a palavra-chave principal no primeiro paragrafo do artigo. O robot de Google, quando analisa uma página, começa de cima para baixo, pelo que quão mais para cima estiverem as palavras-chave, melhor.

O mesmo sucede com os lados. O robot começa de cima para baixo, da esquerda para a direita. Pelo que, se as palavras-chave estiverem à esquerda (por exemplo, ao começar um título), melhor ainda.

São detalhes que picuinhas mas que marcam a diferença.

 

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page