O Instagram tem crescido imenso nestes últimos anos. Nele podes encontrar de tudo: moda, desporto, animais, etc. Há quem tenha visto desde cedo o potencial desta rede social e tenha investido tempo e dedicação em conseguir muitos seguidores com os quais agora poder “lucrar” num futuro.

Mas como?

O outro dia estava na Zwame quando um utilizador perguntava:

Zwame Kevin

A resposta do @Fuzileiro_2005 não esteve mal, mas ficou-se pelas ramas:

Zwame Fuzileiro

Ao a pergunta e a resposta mal dada (desculpa Fuzileiro) tive uma ideia. Porque não fazer um artigo sobre isto?

Neste artigo vou-te mostrar:

  • Quando deves começar a monetizar uma conta de Instagram;
  • Como monetizar uma conta de Instagram;

Quando deves começar a monetizar uma conta de Instagram

Em primeiro lugar é preciso uma planificação antes de criar uma conta de Instagram. É preciso analisar o nicho que queres abranger e as estrategias de monetização que queres utilizar.

Existem nichos com muitos utilizadores mas que são pouco ativos. Existem outros pouco conhecidos mas cujos utilizadores são fieis e muito comunicativos. Dependendo de cada nicho existe uma ou outra forma de monetização.

Para encontrar o melhor nicho tens de:

  • Encontrar um tema que te motive e que gostes;
  • Analisar a concorrência – muita, pouca, do teu idioma, etc;

Isto demora algum tempo, assim que não esperes encontrar o teu nicho num dia.

Depois disto, começa a pensar nas formas de monetização. Não vou explicar para já quais são, mas dependendo do teu nicho deverás pensar em quais são as melhores.

Por exemplo, um nicho de moda. O melhor nestes casos é criar um e-commerce ou publicitar roupa de outras marcas.

Com quantos seguidores devo começar a monetização?

Tantos como para fazer uma festa como o Leonardo DiCaprio.

Por exemplo, em Espanha, conheço uma pessoa que com 15.000 seguidores já monetizava uma conta. Contudo, também conheço quem só o tenha feito com 50.000.

Existe uma forma de saber, mais ou menos, quando deves/podes começar ou não: feedback.

A conta de 15.000 seguidores que referi anteriormente começou a monetizar não porque quisesse, se não porque recebeu uma proposta de uma pequena empresa. Este tipo de feedback foi o que permitiu que começasse a monetizar mais cedo.

A conta de 50.000 por sua vez apenas tinha likes e alguns comentários. Não recebeu nenhum feedback ou proposta de nenhuma empresa. O tipo de nicho era muito diferente (Animais) pelo que a começou a monetizar com shoutouts (será explicado mais adiante).

A minha recomendação: façam crescer uma conta sem se preocupar com a monetização.

Publiquem as fotos com hashtags, comentem outras fotos, deem likes, etc. Se antes dos 50.000 receberem alguma proposta, genial! Se não, não se preocupem. Eu mostro como podem ganhar dinheiro nessa conta.

Como monetizar uma conta de Instagram?

A pergunta do milhão!

Existem várias respostas e para todos os gostos. Existem formas que dão muito dinheiro mas requerem muito trabalho, e outras que não dão assim tanto trabalho, mas cujos beneficios são claramente mais baixos.

Criar a tua própria marca

Isto funciona mais para os casos em que os teus seguidores podem comprar o que vendes sem importar a distância. Alguns exemplos?

Crias um Instagram de jogos. Publicas algumas imagens de jogos, vídeos, e tens 200.000 seguidores. Porque não fazer um site? Com o site podes conseguir todas essas visitas e monetizar muito mais.

Imagina que és um chef e, novamente, tens muitos seguidores. De certeza que conseguiras muitos clientes e forem residentes de uma localidade, ainda mais! (Cria um restaurante :D)

Gostas de moda e fazes um Instagram de moda. Começas a ter muitos seguidores que gostam do teu estilo. Chegas aos 500.000 e decides fazer a tua própria roupa. Já tens 500.000 possíveis compradores.

Como podes ver, criar a tua própria marca pode ser uma forma muito inteligente (e difícil) de ganhar dinheiro no Instagram. É preciso trabalho continuo e muita dedicação.

Mas quem disse que seria fácil?

Patrocinar produtos de outras marcas

Existem imensas empresas que se querem dar a conhecer. As empresas de moda, de ginásios e de comida vêm o Instagram como uma mina de ouro para conseguir novos clientes.

Sem importar o teu nicho, faz uma lista das empresas que pensas que podiam estar interessadas em publicidade. Procura nas páginas amarelas do teu país (caso a tua conta seja “nacional”) ou pela Internet. Não tentes contactar empresas muito grandes se não tiveres muitos seguidores.

processing_bar

Depois, entra em contacto com estas lojas e explica-lhes a razão pela qual patrocinar o seu produto na tua conta pode trazer-lhes beneficios. Existem muitas razões… tantas que nem preciso de as enunciar neste artigo.

Atenção: não caias na tentação de publicar fotos patrocinadas a toda hora. Se o fizeres, perderás seguidores… E muitos! Sê selectivo e exigente.

Se ainda não tens muitos seguidores e não queres entrar em contacto directamente com as marcas, nas tuas fotos, deixa um tag com as suas contas. Pode ser que vejam o feedback e entrem em contacto contigo.

Vender Shoutouts

Esta é outra forma de conseguir alguns “trocos”. É a forma mais fácil de conseguir monetizar a conta de Instagram.

Os Shoutouts são aquelas publicações onde se referem a outras contas de Instagram com o objetivo de enviar mais seguidores a uma conta.

O preço depende do número de likes e comentários que recebe uma publicação. Por exemplo, se os teus post recebem 3.000 likes por publicação, podes vender os shoutouts a 30 euros. Contudo, isto depende bastante tendo em conta o nicho e o país.


 

Existem outras técnicas, como a de CPA, a qual não recomendo. As que indiquei anteriormente são as mais importantes e fáceis (de certa forma) de tirar-lhe rendimento à(s) tua(s) conta(s) de Instagram.

Se gostas-te deste artigo, partilha-o com os teus amigos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page