Existe algo em Marketing que denominamos de Guest Blogging, ou em português “Blogger Convidado”. É uma pratica que se tem vindo a realizar cada vez mais e não unicamente nos blogs, mas também noutras redes, como por exemplo no YouTube.

No âmbito dos blogs tem tido cada vez mais importância, principalmente porque é uma forma de conseguir links para o nosso site. Para Google, quando um link aparece noutro site, significa que o seu conteúdo merece ser partilhado. Sendo assim, é normal que Google lhe atribua maior importância no seu ranking e melhore o seu posicionamento. Quanto mais importante for o site onde possamos deixar o nosso link, isto é, quanto mais autoridade tiver, mais importantes serão os nossos links para Google.

Tenha em atenção se o blog no qual vai escrever tem autoridade suficiente, ou se a pessoa convidada para escrever no seu blog tem o suficiente conhecimento para o fazer.

Se ainda tem dúvidas das vantagens do Guest Blogging, veja a seguinte lista.

Vantagens de fazer Guest Blogging?

  • Aumenta a visibilidade do teu site: dependendo do acordo que chegar com o outro site ou blog, se conseguir que lhe deixem colocar colocar um link para o seu blog já valeu a pena.
  • Melhora o linkbuilding: se quer fazer SEO Off-Site, esta é uma das melhores formas de o fazer. Mas não o faça com qualquer site. Tente sempre colocar o seu link em sites ou blogs de prestigio. Se o conseguir, Google o verá como uma boa referencia, e melhorará o seu posicionamento.
  • Melhora a relação com outros blogguers: uma boa relação com outros bloggers de qualidade apenas trazem beneficio para si e para o seu blog ou site. Os contactos são sempre bem-vindos nesta área.
  • Potencia a sua marca pessoal: a sua pessoa é a sua marca. Mesmo que tenha uma empresa com outro nome, a sua pessoa é a que deve prevalecer.
  • Aumenta o número de textos do seu site: no caso de que alguém queira fazer Guest Blogging no seu site, veja se é uma referência no sector, se tem seguidores, ou se escreve noutros blogs.
  • Dá mais dinamismo aos seus post: um estilo diferente pode ser aquilo que os seus leiores estavam a espera, principalmente se escreve constantemente. Se outra pessoa escrever no seu blog de certeza que chamará a atenção dos seus leitores, e de novos leitores.
  • Traz os seguidores do Guest Blogger: se for um autor de sucesso, ou uma referência, de certeza que após escrever o artigo os seus seguidores vão dar uma vista de olhos ao seu site. Peça sempre que ele partilhe o post nas suas redes sociais.

Como podemos fazer Guest Blogging?

  • Escrevendo noutros sites ou blogs da mesma área que a sua. Se não conseguir, escreva em sites importantes e com prestigio. Não se contente com pouco.
  • Convidando outros bloggers a escrever no seu site. Faça uma analise da pessoa e das consequencias que podem trazer para si. Mais uma vez, seja exigente.
  • Se escrever noutro site faça-o da melhor forma possível. Faça os artigos mais originais e completos que conseguir. Só desta forma é que pode chamar a atenção das pessoas que o lerem.

É uma pratica que se deve realizar todos os meses, pelo menos 1 ou 2 vezes por mês. Se abriu o seu blog ou um site, e quer dar-se a conhecer ainda mais, não hesite e comece a fazer Guest Blogging.

Não tenha medo de escrever noutros blogs. Pode ser que consiga o salto que tanto esperava.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page