Em fevereiro deste ano decidi começar um novo projeto com uma das maiores redes sociais do momento: o Instagram.

Este projeto foi o primeiro no que pude pôr em prática todos os meus conhecimentos sobre as redes sociais e Growth Hacking. O projeto já acabou, mas deu tantos frutos que até escrevi um eBook e me deu vontade de começar um novo projeto com o Twitter.

Quando comecei o projeto, estes eram os dados das minhas contas:

  • Conta Pessoal: 3500 seguidores;
  • Conta de Tecnologia: 1200 seguidores;
  • Conta de Moda: 1100 seguidores;
  • Conta de Animais: (1 de Março);
  • Conta de Fitness (19 de Março);

Ao longo do tempo houve algumas mudanças.

Comecei com uma conta de gatos (IFuckingLikeCats) que começou a ter imensos likes e seguidores, mas que em pouco tempo foi bloqueada.

Também mudei o nome e o nicho da conta de tecnologia para gaming e criei outra conta desde zero só para posts sobre tecnologia.

Enfim, contratempos que existem em todos os projetos e que me fizeram melhorar e planificar muito melhor as contas dos meus clientes.

Mas como em todos os projetos, eu tinha um prazo e uma meta:

  • Conseguir 50.000 seguidores até junho de 2016 na minha conta pessoal;
  • Conseguir 25.000 seguidores até junho de 2016 em todas as outras contas

Eram objetivos algo exagerados na verdade. Contudo, queria saber até onde podia chegar, e se não colocasse estes limites, nunca ia conseguir.

Neste artigo quero partilhar com todos o que eu aprendi com este projeto. Cometi imensos erros durante estes 4 meses: perdi seguidores, deixei de publicar, bloquearam-me uma conta, etc. Mas os erros também foram importantes, já que se não fosse por eles não teria melhorado tanto.

Agora sei qual é o segredo do sucesso no Instagram e é isso que vós vou explicar neste resumo.

Qual foi a minha estratégia?

Quando comecei este projeto fazia tudo manualmente graças a um bot que se pode instalar facilmente em qualquer telemóvel Android. Comecei a publicar manualmente as fotos, com a sua descrição, hashtags no primeiro comentário, fazer likes em outras publicações, comentários, etc.

Fazia tudo o que se devia fazer, contudo, fazer isto em todas as contas era impossível, porque trabalhava 8 horas por dia e administrava 3 sites em part-time. Mesmo com o bot para o Android era difícil, assim que comecei a procurar alguma ferramenta que me permitisse automatizar as contas e encontrei o Mass Planner.

Com o Mass Planner consegui automatizar a publicação de fotos e de Following. Só por estas duas coisas já valia a pena utilizar o Mass Planner. O tempo poupado, foi utilizado para comentar outras contas e publicar fotos e vídeos.

Não vou explicar como automatizei as contas, já que está tudo muito bem explicado no meu eBook e artigo: Instagram Hacks.

Quais foram os resultados?

 

  • Conta Pessoal: 28.000 – Com uma média de 1000 likes por fotografia.
    • Quanto mais privada for a conta, mais seguidores pode ter.
    • Partilhar aspectos da vida privada trazem mais seguidores. As pessoas gostam de saber da vida das outras.
  • Conta de Gaming: 17.921 – Com uma média de 300 likes por fotografia.
    • O tema gaming no Instagram tem imensos seguidores, mas convém saber exatamente o quê é que se vai publicar: restringirse a um único tema.
  • Conta de Moda: 12.431 – Com uma média de 280 likes por fotografia.
    • Fazer uma conta de moda geral não é uma boa ideia. O melhor é encontrar um modelo e começar a vestilo e a fazer fotos.
    • Este nicho pode dar imenso lucro, mas é preciso ter um modelo bonito e único.
  • Conta de Tecnologia: 6.429 – Com uma média de 120 likes por fotografia.
    • Um nicho pouco conhecido no Instagram e com poucos seguidores… ainda.
    • O melhor é centrar-se numa categoria dentro do nicho e publicar fotos sobre essa tecnologia e noticias.
  • Conta de Fitness: 7.335 – Com uma média de 90/100 likes por fotografia.
    • Outro nicho super desenvolvido e que não cresce com contas gerais. Tal como a de moda, é preciso encontrar um modelo e partilhar o seu dia a dia.

Consegui 72.116 seguidores em 4 meses

Como podem ver, a minha conta pessoal é a que tem mais seguidores. Seguida pela conta de Gaming, depois a de moda, continuando pela de tecnologia e terminando com a de Fitness.

A conta de Gaming era a de tecnologia inicial. Ao reparar que tinha mais seguidores gamers, decidi fazer esta mudança e criar, a metade do projeto, uma conta somente orientada à tecnologia.

Tenham em conta que todas as contas (menos a pessoal e a de gaming) eram novas, pelo que a minha estratégia de likes e followers não conseguiu o máximo de seguidores que podia. Quando uma conta tem mais de 6 meses, é possível aumentar o número de likes e followers para cerca de 1.000. Se a conta for nova, o melhor é não ultrapassar as 600 ações por dia. Se o fizerem, podem ser bloqueados.

Se começasse de novo, o que mudaria?

Em primeiro lugar, não criaria uma conta de zero. Se o meu objetivo é o de conseguir o maior número de seguidores possíveis, o melhor é comprar uma conta com mais de 6 meses (mais de 1 ano se for possível), mudar o nome e adaptá-la ao nicho que quero.

Depois, não administraria mais do que 3 contas ao mesmo tempo. Nas minhas conclusões podem ver que as que mais gostava e mais tempo lhes dedicava eram as que melhores resultados tinham. É melhor concentrar os esforços em poucas contas para conseguir o maior proveito possível.

Quantos seguidores posso conseguir por mês?

Para responder a esta pergunta é preciso saber desde há quanto tempo existe a conta, o nicho, o número publicações que se podem fazer por dia, etc. Contudo, vou tentar responder de uma forma muito abrangente.

Num máximo, é possível conseguir cerca de 5000/7000 por mês: publicando regularmente, utilizando hashtags e posicionando algumas fotos neles e também mantendo uma boa comunidade participativa.

Está claro que se pode aumentar estes números, mas isso já depende da criatividade e da qualidade dos posts de cada um. Os posts são as coisas mais importantes no Instagram, com bom posts, bons resultados!

Se automatizarem a conta e não fizerem mais nada, como eu fiz com a conta de Fitness, é possível que consigam 2.000 seguidores por mês. Contudo, não vale a pena ter uma conta assim, já que o número de interações é reduzido.

Como conseguir uma conta de Instagram espectacular?

Também já respondi a esta pergunta no meu eBook, mas mesmo assim, vou tentar resumir tudo o que aprendi com este projeto:

  • Publicar fotos de boa qualidade e que realmente sejam do gosto dos vossos seguidores. Publica vídeos também! Os vídeos posicionam muito melhor que as fotos.
  • Fazer descrições que incitem à participação. Podes fazer isto com perguntas, informações úteis ou apenas pedidos para deixar um comentário sobre um tema em concreto.
  • Responder a todos os comentários, mesmo que não façam nenhuma pergunta. Além disso, comentar as fotos de outros utilizadores, por exemplo daqueles que te seguem ou fazem comentários.
  • Seguir os utilizadores que fizerem muitos comentários ou likes. É uma espécie de recompensa, que de certeza valorarão. Além disso, lembra-te que são estes os seguidores que comentam, e um comentário vale muito mais que um like.
  • Encontrar outras contas que façam shoutouts de contas como as tuas. Entra em contacto com estas contas e envia-lhes o teu melhor post. Sê simpático e nunca exijas nada.
  • Encontrar contas parecidas as tuas e trabalhar juntos. Sim, desta forma as duas podem crescer fazendo shoutouts umas as outras.
  • Criar contas com temáticas relacionadas, como se fossem contas satélites. Quando estas contas começarem a ter alguns seguidores, podes fazer shoutout da conta que realmente queres fazer crescer.

Contudo, existe algo que não indico no meu eBook, ou não pelo menos de uma forma tão direta. Durante todo este tempo em que estive a fazer crescer estas contas de Instagram, reparei que quanto mais privada era uma conta de Instagram, mais seguidores e mais interações tinha.

Por exemplo, na conta de moda, tenho um ratio de interação de 280 likes por foto, mas na minha conta pessoal, a qual não está orientada para a moda, se puser uma foto minha dando destaque à roupa que utilizei num casamento, consigo chegar a ter até 1.500 likes após uns dois ou três dias.

As pessoas gostam de saber que quem está por detrás dessa conta não é uma máquina. Para ter uma conta com imensos seguidores, o melhor é personalizar ao máximo essa conta, evitar posts iguais, ter em atenção as descrições e participar ativamente na tua conta e em outras.

E agora?

Enfim, gostei imenso da aventura. Durante estes 4 meses aprendi imenso sobre o Instagram. Agora que o conheço como a palma da minha mão, sei o que devo fazer e o que devo evitar fazer para que uma conta nunca deixe de crescer. O Instagram continua a ser uma rede social pouco valorizada em Portugal, contudo, pouco a pouco vai ganhando cada vez mais importância.

Se tiverem contas de Instagram e tiverem dúvidas sobre como aumentar o vosso número de seguidores ou interações, não hesitem em deixar um comentário

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page
  • Sofia Salgado Mota

    Bom dia
    descobri este post quando pesquisava sobre o facto de ter perdido imensos seguidores no Instagram. A verdade é que em menos de 48 horas perdi cerca de 100 seguidores. De cada vez que passo a marca dos 1630 perco seguidores. Mesmo conseguindo 5 seguidores por dia, não passa daí! Não percebo o que se passa, acha que é normal?
    Obrigada 🙂

    • Domingo Gomes

      Olá Sofia,

      perder seguidores é normal, e mais quando cresces.

      O que te recomendo é a segmentares as tuas publicações e os teus seguidores o máximo possível, desta forma, perderás os menos possíveis.

      Como fazer isto? Concentrando-te apenas em publicações de um determinado tema.

      Cumps

      • Sofia Salgado Mota

        Posso enviar email e explicar melhor? 🙂

        • Domingo Gomes

          Claro 🙂

  • Luis Correia

    Antes de mais os meus parabéns pelo excelente trabalho de divulgação destes truques em relação às contas do Instagram, mas tenho uma dúvida que é a seguinte, todo este trabalho terá como objectivo ganhar dinheiro com as contas, ou não? Se sim, como? Não percebo como se podem monetizar as contas Instagram.

    • Domingo Gomes

      Olá Luis,
      Eu fiz tudo isto por prazer 😛 Contudo, está claro que se pode ganhar dinheiro, e muito, com contas de Instagram.
      Podes criar contas de Instagram e fazê-las crescer um pouco para depois vender;
      Podes criar a tua própria marca no Instagram e depois vender produtos;
      Podes patrocinar produtos de outras marcas tal como o fazem os bloggers…

      Existem muitas possibilidades, mas sobre isso já escrevi este artigo que recomendo que leias:
      http://domingogomes.com/pt/ganhar-dinheiro-no-instagram-marca-vendendo-shoutouts/

      Cumprimentos,

  • Status Social

    Em meu site allcancy.com você pode comprar a quantidade de seguidores que quiser, além disso também trabalhamos com likes para fotos. Todos os serviços que você precisar nos temos, likes para pagina, postagens no Facebook, visualizações e muito mais. Aproveite seu tempo fazendo o que mais gosta, deixe o trabalho de bombar as suas redes sociais com a gente.