O Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos. Hoje em dia ultrapassa os 400 milhões de utilizadores! Muitas empresas estão a apostar nesta rede social porque veem rápidos e baratos resultados, mas também pela originalidade com a que podem mostrar o seu produto aos possíveis compradores.

Não é uma rede social complexa. É simples e fácil de aprender. Contudo, existem truques que ninguém te conta ou que não encontras facilmente pela Internet.

Desde dezembro de 2015 que estou 100% concentrado em aprender técnicas de Growth Hacking para as redes sociais. A primeira rede social que comecei a desenvolver foi o Instagram.

Em janeiro pensei escrever um e-book sobre o Instagram e vende-lo por 5€. Esse preço, em comparação com as mais de 40 horas que demorei em o escrever (sem contar as outras tantas horas e mesmo dias de investigação e experimentação), não dão para nada. Conclui, porém, que não o devia vender, mas sim esperar pelas críticas dos meus leitores.

Lamentavelmente, em Portugal, como em muitos outros lugares, as pessoas não gostam de partilhar as suas dicas e a forma como trabalham. Eu compreendo que partilhar uma metodologia como a que hoje apresento é complicado. Quem gosta de partilhar os seus segredos?

Se já viste o filme “The Prestige” vais entender o próximo GIF.

Fazer este artigo e e-book não foi nada fácil. Primeiro tive de ler e investigar todas as ferramentas e estratégias existentes. Depois, criei e experimentei as estratégias uma por uma, durante cada semana, para concluir qual era a melhor. Todas as minhas conclusões e conhecimentos estão resumidos neste artigo.

Criei este artigo para que qualquer pessoa que queira fazer crescer a sua conta o possa fazer. Mas não só. Se gostas desta rede social e queres conseguir mais seguidores para depois a poder monetizar, este artigo também é para ti.

Qualquer pessoa pode fazer crescer a sua conta de Instagram com estas dicas

O Instagram é uma rede social simples, mas isso não significa que seja fácil de administrar. É necessário dedicação e muitas horas de trabalho.

A organização e o conhecimento prévio são a chave para triunfar. É por isso que te vou ensinar como criar uma estratégia de Marketing para o Instagram. Quer tenhas uma empresa, ou caso queiras fazer crescer a tua conta para depois a monetizar, este guia será  o teu melhor amigo.

Não te vou fazer perder o tempo com explicações absurdas. Se estás a ler este guia é porque já conheces o Instagram, mas queres saber como conseguir muitos mais seguidores e interações nas tuas contas. E é isso mesmo que vais aprender!

Se quiseres, podes fazer o download do eBook. Contudo, apenas te peço que subscrevas o meu site. Prometo não enviar spam!

eBook Gratuito: instagram Hacks
Queres saber como consigo mais de 5.000 seguidores todas as semanas?

Neste eBook dou-te todas as dicas que precisas para poder crescer na rede social da fotografia: Instagram.

Sendo assim, neste tutorial gigante vais aprender:

Depois de leres este artigo desativarás as notificações do Instagram de certeza

Convido-te a experimentar as minhas dicas e a partilhar comigo, e com todos, os teus resultados nos comentários deste artigo.

E agora…

O Instagram é uma boa aposta?

O Instagram é uma rede social criada em outubro de 2010. Em dezembro desse mesmo ano chegou a 1 milhão de utilizadores e em setembro de 2011 a 10 milhões. Hoje em dia conta com mais de 400 milhões de utilizadores ativos, 3,5 bilhões de likes diários, 80 milhões de fotos diárias e apenas 25% dos seus utilizadores são americanos.

Interessante, certo?

Além disto, é importante entender porque é que as pessoas gostam tanto desta rede social:

  • É rápida: vês uma imagem (deixas um like ou comentas se quiseres) e fazes scroll para a próxima.
  • É bonita: as imagens chamam muito mais a atenção. O Instagram é uma rede social simples mas que ao mesmo tempo te permite criar e partilhar fotos originais.
  • Fácil de aprender: é a aplicação mais simples que podes encontrar.

É uma rede social espectacular para os utilizadores. E para empresários ou pessoas que querem conseguir possíveis clientes?

Isto depende de cada negócio, já que nem todos os nichos são apropriados. É por isso que é necessário ter em conta os seguintes dados:

  • 51% dos seus utilizadores são homens, enquanto que 49% são mulheres. É bastante equilibrado, se  comparado com outras redes sociais como o Pinterest.
  • 90% dos seus utilizadores têm menos de 35 anos.
  • 70% dos utilizadores ativos vêem o seu feed pelo menos 1 vez por dia. Contudo, 35% deles vêem mais vezes.
  • Está no Top 10 das aplicações para descubrir novos produtos.
  • O tempo médio de cada sessão é de 21 minutos.
  • 46% dos utilizadores do Instagram lembram-se mais rapidamente de uma marca que viram nesta rede social, que num anuncio de televisão.

Estes são alguns dados acerca desta rede social que pode chamar a atenção a um empresário. É uma forma única, barata e original de promover um negócio.

O que custa tirar uma fotografia hoje em dia?

É verdade que precisas de aprender e melhorar as tuas técnicas, mas não deixa de ser uma rede social barata e ao alcance de todos. Todos os telemóveis têm boas câmaras!

O Instagram é a rede social que está na moda e continuará a estar durante muito tempo!

Como funciona o Instagram:

A simplicidade é algo difícil de alcançar. Contudo, esta rede social é a mais simples que podes encontrar: tem poucos menus, poucas regras e tudo é intuitivo.

Mesmo assim, existem pequenos pormenores que te podem passar ao lado e que convém recordar. Lembra-te que, se não souberes o básico, não poderás utilizar as técnicas que depois te vou mostrar.

Mas se pensas que já dominas esta rede social e não precisas de saber como funciona, passa à secção seguinte.

Funcionamento básico da aplicação e do serviço;

O Instagram é uma aplicação de fotografias com 5 secções diferentes:

Feed: aqui podes ver, por ordem temporal, os posts das pessoas que segues. Além disso, neste menu, podes entrar no Instagram Direct, isto é, no chat do Instagram.

Feed do Instagram

Procura: aqui podes ver um resumo criado pela aplicação, com as fotos que os teus contactos gostaram e que tu também podes gostar. Além disso, no canto superior podes procurar outros utilizadores, hashtags e fotos realizadas em determinados locais.

Búsquedas do instagram

Foto: nesta secção podes escolher uma imagem da galeria, fazer uma foto no momento ou até um vídeo. Depois de ter a fotografia, podes escolher um dos filtros da aplicação e/ou editar a fotografia em muitos aspectos, tais como a luminosidade, contraste, estrutura, temperatura, saturação, etc.

Depois disso podes incorporar a descrição, identificar outras contas e partilhar em outras redes sociais.

Publicando fotos no Instagram

Notificações: aqui poderás ver as últimas notificações do teu perfil, mas também do perfil das outras contas que seguires.

Notificações do Instagram

Perfil: como o nome indica, aqui verás o teu perfil. Nesta secção podes ver as tuas fotos, as localizações e as fotos em que estás identificado. Além disso, é a secção que te permite entrar nas definições da aplicação e mudar entre contas.

Perfil do Instagram

Como criar contas e que cuidados a ter

Eu já cometi muitas falhas ao criar uma conta.

Uma vez criei uma conta de gatos enquanto estava de férias. Nos dados da conta, não coloquei nenhum email ou telemóvel. Depois, no sexo da conta escolhi feminino (não me perguntem porque fiz isso, porque não me lembro!). Quando cheguei de férias associei a conta a um email.

Comecei a publicar fotos 3 vezes por dia e em 3 semanas cheguei aos 2500 seguidores – foi um crescimento rápido. Recebia mensagens todos os dias e cada foto tinha mais de 300 likes. Era tudo excelente, até que um dia não pude entrar na minha conta. Aparecia isto

Erro no Instagram

Isto era claramente um erro, já que quem recebia as mensagens privadas (por vezes, mais de 15 por dia) era eu, pelo que eu seria a vitima do spam. Mesmo assim, escrevi um e-mail explicando tudo. Pediram-me uma fotografia mostrando uma série de números. Anotei os números numa folha de papel e tirei a foto. Enviei-a e a resposta foi:

“A imagem e os dados da conta não coincidem”.

Como não coincidem? Voltei a responder ao email, mas não serviu de nada. Nunca mais responderam ao meu email e a minha conta de gatos continua bloqueada. Agora, pensem: qual foi o meu erro? Acho que nem preciso de dizer. Foi ter escolhido o sexo feminino e ter enviado uma foto minha.

Eu cometi erros necessários para poder escrever este artigo e aconselhar-te da melhor forma possível. Por isso, ao criar a tua conta, tem em conta o seguinte:

  • Podes associar o mesmo número de telemóvel a 5 contas de Instagram.
  • É importante que associes uma conta de e-mail à conta de Instagram. Não associes todas as contas de Instagram ao mesmo email, como com o número de telemóvel. Para cada conta de Instagram, cria um email separado.
  • Nunca especifiques o teu sexo, ou se o fizeres, que seja o real para fazer a autenticação por foto.

Como administrar a conta de Instagram com sucesso:

Para administrar uma conta de Instagram é preciso ter em conta vários aspetos. Vejamos o que tens de fazer para conseguir mais seguidores e melhorar a interação.

Preparar o Instagram antes de começar a Publicar:

O primeiro passo: escolher um Nome

Não é preciso dizer que um bom nome é muito importante. Além de ser algo que te identifica e que te permita ser encontrado nas pesquisas, deve ser fácil de recordar.

Se ainda não tens um nome, tens várias opções:

  • Utilizar o nome da tua marca;
  • Criar um totalmente original; ou
  • Juntar algumas palavras relacionadas com o teu nicho que facilite que as pessoas te encontrem.

Qualquer das três opções é viável. Basta que encontres um nome que gostes.

MenWith

Viste estas contas? Têm o mesmo nome, que é o mesmo do seu site. Mas debaixo de cada logo está a designação que continua o seu nome principal “MenWith”. É um logo fácil de associar e pouco arriscado.

O Logo é a primeira coisa que as pessoas vêm quando recebem uma notificação tua ou quando te encontram nos resultados de pesquisa. Por isso é tão importante.

É importante que na imagem esteja o nome, o logo da tua marca ou algo que se relacione com ela. Por exemplo, se for uma conta de gatos, que tenha um gato na imagem de perfil; se for a tua conta pessoal, que tenha a tua fotografia; se for uma conta de jogos ou consolas, que tenha uma consola…

Cats of Instagram

Uma imagem engraçada que nos recorda um gato. Fácil de criar.

cats

Uma foto muito engraçada de um gato, imagens cómicas, que façam o utilizador parar para ver melhor, são excelentes!

Insta Dog

Uma foto bonita, sem muito a dizer é uma aposta pouco arriscada e eficaz.

Se quiseres criar o teu logo podes utilizar o Photoshop, contratar alguém que o faça por menos de 5€ em Fiverr ou fazê-lo gratuitamente em SquareSpace. Para contas em que não precises de um logo, uma boa fotografia basta.

Criar a melhor Bio

Existem muitos tipos de Bios. Podes escrever uma frase, dizer algo sobre ti em poucas palavras, uma lista na vertical com alguns dados teus… Utiliza a tua imaginação e confia no teu bom gosto.

Vou mostrar-te algumas de que gosto bastante:

 

GoPro

Neste, podes ver como apenas informa sobre quem são, o que fazem e qual o seu objetivo. É uma descrição simples e eficiente. Incorpora também um link para o seu site.

Shredz

Neste caso temos uma Biografia informativa e visual. Não é a melhor biografia, mas para a marca que se trata é perfeita, já que informa de diferentes formas de entrar em contacto com eles.

VictoriaDNC

Esta última é de uma blogger minha amiga que, em poucas palavras, informa os seus fãs sobre o que faz, onde a podem encontrar e donde é.

Podes escolher diferentes formas de apresentar a tua conta, contudo, existem algumas coisas que dever de ter em atenção:

  • Descreve em poucas palavras a tua conta. Utiliza palavras-chave e/ou emojis.
  • Se quiseres,deixa uma mensagem de participação aos teus seguidores.
  • Se a conta estiver associada a um site, não te esqueças de o disponibilizar também.
  • Deixa o teu email na descrição, se for a conta de uma loja ou se receberes muitas DM (Direct Messages) de contas a pedi-lo.

Fotos, imagens e vídeos

Todo o conteúdo que publiques no Instagram tem de ter uma excelente qualidade. Não utilizes fotos de pouca qualidade, que não estejam nítidas ou que estejam pixeladas. A não ser que seja esse o teu propósito (que não entendo a não ser que jogues Minecraft), o melhor é utilizar sempre imagens de boa qualidade.

Qual é a lógica de partilhar imagens de baixa qualidade numa rede social de fotografias?

Imagem de boa e má qualidade

Mesmo que no telemóvel possa parecer bonita e com qualidade, é possível que noutro com o ecrã maior, num tablet ou mesmo no computador, essa imagem não esteja tão boa.

A resolução mínima das tuas imagens deve ser de 1080 x 1080. Se tiver mais, melhor. O mesmo acontece com os vídeos. Vídeos de má qualidade não chamam a atenção.

Em relação aos vídeos, podes utilizar um frame como “foto” de perfil. Mas claro, apenas deves ter isto em conta se quiseres mesmo chegar à perfeição na tua conta de Instagram. Vê esta conta da @idafrosk que apresento no ponto seguinte, para perceberes a que me refiro.

Sê criativo e original

Achas que não é possível utilizar a estrutura de Instagram para ser criativo? Então vê estas contas:

Viste? Simples, com boa qualidade e originais! É possível criar excelentes contas no Instagram. Basta um pouco de trabalho.

Pensa no conteúdo que irás publicar e tem em conta todas as possibilidades do Instagram.

Um dia, estava a falar com a minha amiga Vitoria (@victoriadnc), a dizer-lhe que uma excelente ideia para o seu Instagram era publicar um look diario dividido em três fotografias. Assim, qualquer pessoa poderia ver o look de diferentes perspectivas: de frente, de lado e de trás.

Outra ideia muito interessante também é publicar imagens com marcos que se unam, ou criar uma imagem gigante. Para isso podes utilizar a app Giant Square para iOS Android.

Utiliza os Hashtags sabiamente

Os hashtags servem para identificar as tuas fotografias no Instagram. Funcionam tal como as etiquetas nos blogs ou os hashtags no Twitter.

No Instagram apenas podes utilizar um total de 30 hashtags por cada post. Se utilizares 5 na descrição da fotografia, poderás utilizar apenas outros 25 hashtags nos comentários.

É importante saber identificar quais são os melhores hashtags para as tuas fotografias. Para isso é preciso pesquisar, ver outras contas parecidas e testar. A importância de cada hashtag mede-se pelo número de publicações em que se encontra.

Um erro muito comum é o de utilizar hashtags com muitas publicações. Se a tua conta não tem milhares de seguidores ou likes, não faças isto. Podes utilizar alguns com muitas publicações, mas se estás a começar, utiliza hashtags com menos publicações.

A razão para utilizar hashtags com menos publicações é muito simples: se procurares fotos com determinados hashtags, verás que na parte superior do resultado de pesquisas estão as fotos com mais likes e só depois aparecem as fotos por ordem cronológica.

As fotos do canto superior ganham maior destaque, o que ajuda a conseguir mais likes e seguidores. Se utilizares hashtags com menos publicações, também é maior a probabilidade de que apareças aí.

Como encontras os melhores hashtags para ti?

Primeiro procuras as palavras relacionadas com a tua conta. Podes guardar os hashtags num bloco de notas ou numa aplicação como Evernote, como eu faço.

Muitos Hashtags

Lembra-te de guardar os hashtags com menos publicações. Não utilizes também hashtags sem nenhuma publicação. É melhor que estejam num nível intermédio.

hashtags médios

Ver outras contas do mesmo nicho (da concorrência), também pode ajudar-te a comparar os hashtags que já tens e a integrar outros.

Hashtag de outras contas

Podes utilizar o hashtagify para encontrar outros hashtags noutras línguas. Esta aplicação é para o Twitter; mas como os hashtags são quase sempre os mesmos, não há nenhum problema.

hashtagify

E agora a pergunta: onde colocar os hashtags?

Há quem os coloque todos na descrição e há quem os coloque no primeiro comentário. A minha recomendação é a seguinte:

  • Guarda 27 hashtags para publicar em todas as tuas publicações.
  • Utiliza 3 hashtags na descrição das tuas fotos. Estes hashtags têm de se relacionar diretamente com a tua publicação, isto é, que sejam realmente específicos.

Esta é a minha estratégia favorita. Assim, a descrição não fica sobrecarregada, fica mais bonito e não dá a impressão que estás desesperado por likes.

Meme dos likes

Em segundo lugar, se colocares os 27 hashtags no primeiro comentário, logo que tenhas outro, o segundo fica escondido.

A terceira e última razão é que podes apagar muito mais rapidamente o comentário com os hashtags se quiseres.

As mensagens diretas

As mensagens diretas, ou DMsão mensagens que um utilizador pode enviar a uma pessoa ou a um grupo de pessoas.

  • Podes enviar uma mensagem privada a qualquer pessoa, mas essa pessoa só a receberá na sua caixa de correio, se te estiver a seguir.
  • Se enviares uma mensagem a alguém que não te segue, entrará numa sub-pasta (uma espécie de caixa de spam) à espera de aprovação.

É importante conhecer estes detalhes, já que depois, com a ferramenta que te vou apresentar, poderás enviar mensagens aos teus fãs.

Mas tenta não ser um spammer

Likes e comentários

Além de seguir a outras contas, os likes e os comentários são as outras formas de interação no Instagram.

Os likes são muito importantes para entender a afinidade das nossas publicações com os nossos seguidores. Contudo, o número de likes depende de muitos factores: o horário de publicação, o tipo de publicação e a descrição e temática da conta.

Um dado importante acerca dos likes é que, nas definições do Instagram, podes ver todas as publicações em que fizeste like.

Likes no Instagram

Os comentários são a última forma de interação e, a meu ver, a mais importante. Alguém que comenta uma foto está a perder o seu tempo dando a sua opinião sobre o assunto, e só isso vale muito mais que um like.

É importante que respondas a todos os comentários que possas. Mesmo que não façam nenhuma pergunta, agradece ou cria conversa nos comentários. As outras pessoas que virem podem também participar ou fazer tag a outras pessoas de outras contas.

Comentários no instagram - criar uma comunidade

Olha para o Instagram como se fosse uma comunidade onde o mais importante é partilhar conteúdo com o teu público. Se fizeres sempre isto, verás como a tua conta cresce como espuma.

O número de likes e comentários também é importante para medir o impacto das tuas publicações. Não é a mesma coisa uma conta com 30.000 seguidores e fotos com 300 likes e uma com 10.000 seguidores e fotos com 1.000 likes. Tem isto em conta, já que, depois, para monetizar, é um dos aspectos mais importantes.

O melhor horário para publicar

Muitos recomendam publicar 3 vezes por dia nestes horários: de manhã, à hora de almoço, ou depois de sair do trabalho, e à noite, depois de jantar.

Se os teus fãs são da mesma localização geográfica que tu, isso pode resultar. Mas se tiveres fãs de todas as partes do mundo, esta estratégia não faz tanto sentido.

É normal que te sintas assim. Não te preocupes, porque tenho a solução.

Publica 3 vezes por semana em horários diferentes. Podes seguir esta estratégia que criei para conhecer os melhores horários para cada conta que tenho do Instagram:

  • Segunda-Feira: 6 am; 12 am; 7 pm.
  • Terça-Feira: 7 am; 1 pm; 8 pm.
  • Quarta-Feira: 8 am; 2 pm; 9 pm.
  • Quinta-Feira: 9 am; 3 pm; 10 pm.
  • Sexta-Feira: 10 am; 4 pm; 11 pm.
  • Sábado: 11 am; 5 pm; 12 pm.
  • Domingo: 12 am; 6 pm; 1 am.

É importante que, durante esta semana, todas as publicações tenham a mesma temática. Se não quiseres encher o teu Instagram apenas com essa temática (caso tenha mais de uma), podes publicar outras fotos ou vídeos nos espaços entre cada uma das publicações que queremos analisar.

Após uma semana, vê quais são as publicações com mais likes e tira as tuas conclusões.

Como administrar várias contas de Instagram

Com a atualização do Instagram do mês de março já é possível administrar até 5 contas. Contudo, imagina que queres administrar mais do que 5? Como podes fazer isso?

No Android é muito mais fácil que em iOS. Mesmo assim, em ambos os caos, o procedimento é fácil. Se queres realmente ter mais do que 5 contas no teu telemóvel, vê o seguinte artigo:

Como ter mais contas de Instagram em Android e iOS

Como ter várias contas de Instagram no telemóvel

Os melhores Hacks para Instagram

Se seguires todas as recomendações que te dei até agora, tenho a certeza que vais conseguir aumentar o número de seguidores. Mas, se queres mais, continua a ler porque agora vem o melhor de todo o artigo.

Até há pouco tempo, eu fazia tudo o que vos disse anteriormente de forma manual. Contudo, trabalhando 8 horas por dia e administrando 4 sites em part-time, tinha pouco tempo para poder dedicar-me às minhas duas contas de Instagram.

Tenho a certeza que conheces esse sentimento de estar a fazer tudo e mesmo assim não ter nenhum resultado. Tiras boas fotos, escolhes os hashtags, fazes likes, deixas comentários e mesmo assim recebes 2, 3 seguidores por dia…

É possível que não estejas a fazer nada mal. É verdade. Mas será que estás a repetir essa ação o número de vezes que deverias? A repetição no Instagram é importante. Dar likes, escrever comentários e publicar todos os dias é o segredo do sucesso.

A perseverança é o segredo do sucesso no Instagram

Pois! Tal como eu, de certeza que não tens tempo suficiente para fazer isso. E se te dissesse que podes reduzir o trabalho em 50% ou mais? E que o único que terias de fazer seria responder a comentários, programar/publicar fotografias e analisar o teu crescimento?

Todas as recomendações e os tutoriais que te apresento a seguir foram provados por mim em mais de 10 contas de Instagram, pelo que te posso garantir que funcionam.

Algumas destas estratégias podem fazer-se de diferentes formas. Vou-te mostrar todas as formas possíveis, tu depois escolhes a que mais gostares.

As melhores aplicações para utilizar com o Instagram

Existem muitas aplicações para terminais móveis para administrar o Instagram. Algumas destas aplicações ajudam-te a melhorar as tuas fotos, os teus vídeos e a conseguir controlar as tuas contas de Instagram.

Vejamos algumas das aplicações que podes instalar no teu telemóvel e que recomendo que tenhas sempre à mão.

Para editar as tuas fotos, podes utilizar:

  • Layout from Instagram:esta aplicação permite-te criar facilmente collages.
  • Quick: permite-te integrar texto rapidamente nas tuas imagens.
  • Vsco: é uma das aplicações mais conhecidas de edição fotográfica.
  • Afterlight: é um poderoso editor de fotografias.
  • Superimpose: permite-te incorporar, de forma fácil e divertida, elementos de uma imagem noutra.

Layout from Instagram

Para editar os teus vídeos, podes utilizar estas aplicações:

  • Boomerang: criada por Instagram, permite gravar um vídeo que avança e retrocede infinitamente.
  • Lapse It: como o nome indica, permite criar vídeos em time-lapse.
  • PicPlayPost: uma forma de criar “collages” em formato de vídeo.

Para analisar a tua conta e deixar de seguir pessoas, podes usar estas aplicações:

  • Crowdfire (“JustUnfollow”)permite-te saber quais são os teus não seguidores, novos seguidores, copiar seguidores de outras contas, deixar de seguir e saber quais são os teus maiores fãs.
  • Cleaner (iOS): é a melhor aplicação para deixar de seguir os que não te seguem. Também permite eliminar as fotos e desfazer os likes feitos.
  • Analyser (iOS): dos mesmos criadores da anterior aplicação, esta permite analisar todos os aspectos da tua conta de Instagram.

Nota: estas duas últimas aplicações estão limitadas na sua versão gratuita, mas se pagares pela versão premium de uma, tens direito à versão premium da outra.

crowdfire

Além das aplicações, também te podem interessar estes sites:

  • Iconosquare: uma das melhores ferramentas para administrar, de forma completa e eficiente, o Instagram a partir do computador. Podes ver as fotos com um determinado hashtag, criar relatórios, ver comentários não respondidos, etc.
  • Schedugr.am: este site permite-te programar facilmente os teus posts do Instagram. Como era de esperar, não é gratuita, mas para algumas pessoas vale a pena. Não para mim! Esperem até ver como é que eu programo os meus posts!
  • Hootsuite: um dos sites e aplicações mais conhecidos de todos também tem o seu cantinho para o Instagram. É uma excelente ferramenta para publicar no Instagram e em outras redes sociais. Contudo, se a utilizas apenas o Instagram, não vale a pena pagar 15€ por mês!

Iconsquare

Quais utilizo?

Atualmente utilizo: Layout from Instagram, Boomerang, Crowdfire e Cleaner. Ainda não precisei dos outros. Contudo, isto é variável, dependendo da forma como administras cada conta e das publicações que fazes no Instagram.

Um “bot” para o Instagram que tu podes utilizar.

Chegou o momento de mostrar-te algumas das minhas armas secretas.

Sou utilizador de Android e de iOS, contudo, todos sabemos que temos uma maior facilidade de manipulação do sistema no Android, mais ainda se fizermos root ao nosso telemóvel.

O procedimento que te vou ensinar é possível apenas com um telemóvel ou tablet Android e com root. É possível que o possas fazer em iOS com Jailbreak. Se descobrires qual é o Tweak, partilha com todos no comentário.

Sendo assim, faz root ao teu terminal e instala uma das seguintes aplicações:

Todas estas aplicações fazem o mesmo: repetir um movimento que realizes no ecrã do teu telemóvel ou tablet quantas vezes quiseres.

Ora, assim sendo, podes utilizar esta técnica para fazer likes nas publicações de um determinado hashtag ou seguir a um número determinado de pessoas.

Seguir pessoas? Vale a pena?

Seguir outras contas do Instagram é uma das formas mais rápidas de conseguir seguidores. Esta estratégia, também conhecida por F4F (Follow for Follow), permite-te crescer numa questão de dias.

Para começar tens de ter uma lista das contas da tua concorrência. É importante que tenhas uma lista com mais de 10 contas diferentes para ir intercalando.

Depois, entra numa dessas contas e utiliza alguma das aplicações que te disse anteriormente. Eu utilizo RepetiTouch Free. Primeiro abro a aplicação e toco em Start. Depois, entro na conta da minha concorrência no Instagram, toco nos seus seguidores e depois toco no botão vermelho para começar a gravar o ecrã. Após gravar um loop, toco novamente no botão para parar de gravar.

Depois disto, basta voltar a tocar no botão do Play para que a app realize a mesma operação quantas vezes quiseres.

Para conseguir criar um loop perfeito, segue estas dicas:

  • Começa numa posição que possas recordar. Quando acabares de seguir todos os que aparecem nesse ecrã, faz scroll e deixa tal e qual como no início.Para tornar mais fácil esta ação, entra nas definições do teu Android e, nas opções de acessibilidade, aumenta o tamanho das letras do telemóvel. Assim vais enganar-te muito menos ao tocar nos botões e ao deixar o ecrã como estava.
  • Toca uma única vez em cada opção de seguir.Mesmo que não siga, por algum erro do ecrã, as próximas vezes que o bot realizar a ação, vai prosseguir como deve.

“Pois! Mas depois fico com um ratio negativo, porque vou seguir mais pessoas do que aquelas que me seguem”.

É verdade, mas achas que já não tinha pensado nisso?

É agora que entra a segunda fase da técnica F4F. Depois de seguir, aproximadamente 3000 pessoas, tens de as deixar de as seguir.

Para isto podes utilizar o Crowdfire ou Cleaner.

“Mas quantas pessoas devo seguir e deixar de seguir por dia?”

Esta estratégia pode sair mal se exagerares no número de pessoas que seguires por dia e por hora. É por isso que tomei a liberdade de utilizar duas contas para fazer alguns testes. Os resultados ajudaram-me imenso a conhecer os limites:

  • Para contas recentes, é conveniente não ultrapassar os 600 follows/unfollows por dia.Recomendo também que durante a primeira semana aumentes paulatinamente os números: 100 no primeiro dia, 200 no segundo, 300 no terceiro e por aí fora até chegar a 600.
  • Para as contas com mais de 6 meses e com bastante atividade (fotos, seguidores, etc.) podes seguir o mesmo método mas subir a fasquia para os 1000 e, nalguns dias, para 1200.

Se desrespeitares estas regras, talvez aumentem as probabilidades de o Instagram te bloquear. Se, por alguma ação, fores bloqueado algumas vezes seguidas, poderás ser banido para sempre.

Mass Planner: a melhor ferramenta para administrar o Instagram

Fazer likes às fotografias de outros utilizadores, deixar comentários e seguir outras pessoas pode levar-te algum tempo ao longo do dia. Se fizeres tudo manualmente ou até com a ajuda do bot que te dei anteriormente, demorarás, no mínimo, 1 hora por dia só para fazer likes e seguir pessoas.

Eu passei por isso. Todos os dias ia fazendo likes, escrevendo comentários e muito mais. Até que um dia, estava num fórum espanhol (forobeta) e vi alguém falar do Mass Planner. Estava à procura de um site, como o Buffer, que publicasse o mesmo post em todos os meus grupos do Facebook de forma automática, mas o que encontrei foi esta aplicação (que, por acaso, também serve para isso).

Para os que não a conhecem, o Mass Planner é uma aplicação que permite administrar as tuas contas de Facebook, Twitter, Google +, LinkedIn, Pinterest e Instagram. É a aplicação mais completa que existe para administrar as redes sociais, e neste caso o Instagram!

E sabes o melhor? Depois de a configurar corretamente, podes conseguir seguidores sem mexer nem um dedo!

Eu fiz o teste e estou a conseguir isso.

Tenho 3 contas, de 4 nichos diferentes: jogos, tecnologia, moda e fitness. Todas estão a crescer numa média de 800/1000 seguidores por semana. A única coisa que tive de fazer foi perder 4 horas para conseguir as fotografias, programar os posts com as descrições e preparar o perfil.

E agora, tenho a tua atenção?

Tudo o que tu fizeres numa rede social, podes automatizá-lo com esta ferramenta. É verdade que se o fizeres manualmente serás muito mais eficiente e natural aos olhos destas redes. Contudo, existem algumas tarefas, como as publicações automáticas e os likes que podes programar sem nenhum problema.

Mas recapitulando, com esta ferramenta, tu podes:

  • Programar posts para as tuas contas de Instagram;
  • Fazer likes às fotografias de outras contas;
  • Seguir determinadas pessoas, escolhidas por ti, de uma forma inteligente;
  • Deixar de seguir pessoas que seguiste, com ou sem a aplicação;
  • Deixar comentários nas publicações;
  • Enviar mensagens aos teus contactos…

E um grande et cetera.

Cada uma destas funções permite-te filtrar tantos detalhes que nem imaginas. Vou-te mostrar o painel de fazer likes no Instagram:

Vês a quantidade de opções que tens disponíveis? Mesmo sendo um bot que realiza ações automáticas, é muito inteligente e, se for bem configurado, dá excelentes resultados.

O ponto seguinte é acerca da programação de contas de Instagram no Mass Planner. É por isso que, antes de continuar, recomendo que entres no seu site para teres em conta tudo o que podes fazer com esta ferramenta. Vê os vídeos e os tutoriais do Instagram e das outras redes sociais que te interessem.

Se quiseres fazer crescer apenas 1 conta de Instagram, talvez não valha a pena pagar 10€ por esta ferramenta. Lembra-te, porém, que, com ela, podes administrar também outras redes sociais. Se tiveres mais do que 2 contas e/ou não queres perder muito tempo a programar posts e a fazer likes a mais de 1.000 fotos por dia, recomendo que consideres o uso desta aplicação.

Como instalar o Mass Planner?

Antes de mais, é preciso saber quantas contas de Instagram vais administrar com o Mass Planner. Este dado é importante, já que, se for mais do que uma, precisas de comprar um proxie. Não te preocupes, porque são baratos!

Além de saber quantas contas vais administrar, é preciso saber se tens um computador que possa estar ligado à Internet 12 horas ou mais por dia. Se a resposta for não, precisas de arranjar um VPS.

Sabendo estas duas coisas:

  • Comprar proxies: em Highproxies,podes comprar proxies específicos para o Instagram. A diferença destes com outros mais baratos é que os mais baratos nunca foram utilizados para o Instagram. Além disso, com um destes proxies podes utilizar duas contas de Instagram.

    NOTA! 
    Nem penses em utilizar esta ferramenta para mais de uma conta sem um proxie.

 

  • Aproveita o VPS gratuito da Amazondurante um ano: basta criar uma conta gratuita e, depois, conectar-te remotamente e instalar o Mass Planner. Se quiseres podes seguir este tutorial, para conseguir o teu VPS gratuitamente.
    • Este VPS é excelente para realizar algumas ações por dia. Se queres administrar até 6 ou 7 contas de Instagram, este VPS serve na perfeição.Contudo, se publicares muitos posts e tiveres muitas ferramentas ativas (likes, comentários, seguir, deixar de seguir, etc…) de diferentes redes sociais, o melhor é comprar um VPS privado.

Neste momento, eu estou a administrar 6 contas de Instagram e outras de outras redes sociais: um total de 20 contas de redes sociais. Tenho o sistema instalado num computador que está ligado 16 horas por dia, e normalmente a aplicação consome uma média de 700 MB de RAM.

massplanner RAM

Programar uma conta de Instagram

Ao comprar a subscrição mensal ou semestral do Mass Planner, tens direito a administrar duas ou quatro contas de cada rede social com os seguintes módulos para o Instagram: seguir, voltar a seguir, deixar de seguir, fazer likes e comentar.

Existe, no entanto, um módulo que precisas de comprar em separado e que é muito importante: “Instagram Poster & Reposter”. Este módulo permite-te publicar quantos posts quiseres nas tuas contas de Instagram.

“Isto já começa a ficar caro”

Atenção! Só tens de pagar este módulo uma vez. O que tens de pagar sempre é a mensalidade do programa. Mas, se pensas no proveito que podes tirar, não é tão caro como parece. Há serviços na Internet que cobram um balúrdio só por programar posts. Se não acreditas, vai a este site.

Se adquiriste o Mass Planner, pode ser de uma grande ajuda saber como configurar a tua conta para seguir, fazer likes, deixar de seguir e fazer comentários.

Seguir

Contas recentes (com menos de 6 meses desde a sua criação):

Conta recente

Contas antigas (mais de 6 meses desde a sua criação):

Conta antiga

Notas:

  • Não convém seguir mais de 60 pessoas por hora.Dependendo do que queres, podes modificar diferentes parâmetros das pessoas que segues: o número de posts que devem ter, se têm ou não imagem de perfil, o seu rácio de seguidores/seguidos, se é uma conta privada ou não, etc.
  • Se utilizas a ferramenta num VPS, convém adicionar um modo noite. Lembra-te: quanto mais natural pareceres, melhor.
  • Para não ter de estar sempre atento ao número de seguidos para fazer unfollow (deixar de seguir), podes estabelecer que siga automaticamente até chegar a um número. Na minha conta antiga tenho o número demasiado alto: 6000. O ideal é não superar os 3000, já que pode dar muito nas vistas.

 

Seguir de volta:Follow back

 

Notas: Não sei porque razão poderias querer ativar esta opção, mas se o fizeres, não sigas mais do que 15 contas por hora, de modo a não interferir muito com a opção de seguir.

 

Deixar de seguir

Contas recentes (com menos de 6 meses desde a sua criação):

unfollow Contas recentes

Contas antigas (mais de 6 meses desde a sua criação):

unfollow Contas antigas

Notas:

  • Não convém seguir e deixar de seguir no mesmo dia. Se o fizeres serás bloqueado rapidamente.
  • Não deixes de seguir mais de 60 pessoas por hora.
  • Nas contas mais recentes, não deixes de seguir mais de 600 por dia. Nas contas antigas podes deixar de seguir até 1200 pessoas por dia. Mas se não queres exagerar, 1000.
  • Tal como na módulo de seguir pessoas, podes ativar este para deixar de fazer unfollow (deixar de seguir) quando chegar a um número determinado de seguidos.
  • Se utilizares o bot do telemóvel ou não seguires pessoas manualmente, podes desativar a última opção de “também deixar de seguir as pessoas que segui fora de Mass Planner”. 
  • Se segues pessoas fora da aplicação ou tens alguns contactos que não queres deixar de seguir, marca a opção anterior e/ou ativa a lista branca para incorporar as contas que não queres deixar de seguir.
  • Se tiveres uma grande lista de pessoas que não queres deixar de seguir, faz o seguinte. Entra no módulo de comentários e extrai as pessoas que segues inserindo o nome da tua conta e tocando em “Export followings”. Depois de extrair as pessoas que segues para uma folha de excel, apenas tens de copiar e colar na lista branca do módulo de “Unfollow” todos ou os que quiseres.
    extrair followings

 

Likes:

Para contas recentes e antigas:

Likes

Notas:

  • Este é o único caso em que podes fazer mais do que 60 ações por hora.
  • Não existe uma diferença real entre contas recentes ou antigas no que se relaciona com likes. Podes sempre fazer uma média de 1000 likes por dia. Além disso, pode estar ativo todos os dias da semana.
  • Escolhe as fontes a partir dos hashtags com mais publicações e limita as tuas ações em fotos com poucos likes.
  • Podes mudar outros aspetos deste módulo como achares melhor.

 

Comentários

 

Notas:

  • É conveniente filtrares as publicações em que vais fazer comentários para que apareçam apenas naquelas que tenham um elevado número de likes e comentários.Ao contrário dos likes, nos comentários queremos deixar a nossa marca.
  • Tal como nos módulos anteriores, podes escolher as definições que achares mais apropriadas;
  • Nas fontes, escolhe os hashtags em que queres os comentários ou nas contas que tens anotadas e que têm muitos seguidores.
  • Não deixes comentários como os que aparecem na segunda imagem. É importante que percas tempo escrevendo um comentário longo, bem escrito e que chame a atenção. Além disso, podes deixar vários tipos de comentários para diferentes hashtags.
  • O maior problema dos comentários é que não sabes em que foto serãoÉ verdade que com os hashtags tens alguma ideia: mesmo assim, o melhor é deixar comentários neutros e que sirvam para diferentes contextos.

O Mass Planner não deixa de ser um BOT que serve para te ajudar a realizar algumas tarefas que podes realizar manualmente.

Lembra-te que, mesmo utilizando uma ferramenta tão poderosa como esta, é importante parecer natural aos olhos do Instagram, mas também aos olhos dos teus seguidores.

É importante “parecer” natural mesmo utilizando um bot

Responde aos teus comentários todos os dias, responde às mensagens privadas, participa em debates, comenta fotos de outros utilizadores, etc.

A minha recomendação: depois de programar a aplicação como deve ser, esquece-te de que existe e entra nas tuas contas regularmente para realizar ações que realizarias normalmente.

Como fazer download de muitas fotos de outras contas?

Existem alguns programas que podes instalar no teu telemóvel para guardar as fotos que vires no Instagram. Para Android, tens a aplicação Instasave e, para iOS, existe a aplicação Grab.

Contudo, para transferir muitas imagens ao mesmo tempo, com estas aplicações é um pesadelo. Demorarás anos!

E se te disser que podes transferir todas as imagens de uma conta com mais de 1000 imagens em menos de 5 minutos, tocando apenas 3 botões?

Sim, é verdade. Neste artigo digo-te o link, para poderes instalar a aplicação e transferir todas as imagens que quiseres.

Como fazer download de muitas fotos no Instagram

Como fazer download de muitas fotos no Instagram

Se juntares esta ferramenta com a do Mass Planner, os resultados podem ser espetaculares. Não acreditas? Então segue o meu raciocínio.

Crias uma conta de comida, para publicar fotos bonitas de pratos de comida de todo o mundo. Mas tu não és um cozinheiro, és apenas alguém que adora ver comida.

Com esta ferramenta podes transferir as fotos de 21 contas do Instagram e publicar três fotos por dia, durante uma semana. Se fizeres o download de 150 fotos por conta e filtrares as 100 melhores para cada uma, terás um total de 2100 fotos. Se publicares 3 por dia, são 1095 num ano, ou seja: tens fotos para quase dois anos!

Ao juntares todas estas ferramentas que te apresento neste artigo, podes criar a tua própria estratégia de marketing para o Instagram, independentemente do nicho que escolhas.

Não é fantástico?

A união faz a força: relações entre utilizadores do Instagram

Quando tens poucos seguidores é muito difícil conseguir “amigos” no Instagram. Ninguém te quer ajudar a conseguir mais seguidores. Por mais que entres em contacto com outras contas, para fazer shoutouts ou trabalhos em conjunto, ninguém aceita.

Mas sabes porquê?

Porque pensam que a tua conta não vale o suficiente. Então, como podes mudar isto?

Novamente, vou contar-te a minha história pessoal. É que não posso contar-te outra coisa que não seja a minha própria experiência.

Quando tinha 1000 seguidores na conta de jogos, lembro-me de ter escrito a outras contas com mais alguns seguidores (não chegavam aos 10.000) e nem me responderem.

Ironia do destino: quando passei a barreira dos 5.000 seguidores com fotos com 300 likes e mais de 30 comentários em algumas, começaram a aparecer as colaborações e os shoutouts destas mesmas contas e de outras.

Lembra-te que ninguém sabe quem está por detrás de uma conta de Instagram e se essa pessoa é responsável e quer realmente melhorar a sua conta.

É por isso que ao principio, e antes de criar qualquer relação com outras contas, tens de pensar em fazer crescer um pouco a tua, em torná-la bonita, organizada e com alguns seguidores e interações. Depois disso, tudo aparece.

Criar um amigo imaginário

Mas imagina que não queres ter amigos…

Também podes fingir ter um amigo invisível. Como? Criando outra conta com a mesma temática, ou parecida, e intercalando imagens e shoutouts!

Pensas que é uma ideia sem sentido? Eu provo-te que não.

Crias uma conta sobre Moda de Homem. Nesta conta apresentas fotos de outras contas, ou tuas, de homens bem vestidos. Depois, crias uma conta de relógios, que os homens da conta anterior poderiam vestir. Depois disso, crias outra conta de Acessórios e outra de Sapatos. Agora tens 4 contas, que podes fazer crescer ao mesmo tempo.

Quando todas as contas tiverem um bom número de seguidores, e as suas interações forem positivas, começa a publicar em cada uma delas uma foto que tenhas publicado nas outras contas, referindo sempre essa conta (ou seja, fazendo shoutouts entre elas). Estes shoutouts farão que os teus seguidores entrem nas outras contas e sigam também essas contas.

É uma estratégia que estou a seguir neste momento com a minha conta de jogos e de tecnologia. Todos sabemos que existem alguns componentes, como computadores, monitores e consolas que têm seguidores em ambas contas. Talvez seja uma boa ideia também começar uma conta sobre Anime, já que se relaciona imenso com jogos também.

Como vês, criar amigos imaginários até pode ser divertido.

Como criar uma estratégia de Marketing no Instagram

Se não criares uma estratégia de Marketing para o Instagram podes cair no erro de realizar ações sem qualquer razão concreta e perder o teu tempo. Podes publicar aleatoriamente, nas piores horas do dia, sem utilizar hashtags… Enfim, perder o teu tempo.

O que estás a fazer?

Para não cair neste erro é preciso criar uma estratégia. Muitos te dirão que não é preciso, mas na minha opinião não é assim.

Antes, eu publicava de vez em quando… basicamente quando me lembrava que tinha uma conta de Instagram. Quando comecei a publicar todos os dias, a fazer perguntas aos meus seguidores e a ter um ritmo constante de publicações, comecei a ver a minha conta crescer por arte de magia.

Apenas é preciso uma grande organização e um registo constante. É importante registar cada passo que faças. Por isso, vou dizer-te como podes criar uma estratégia de marketing através de uma checklist.

Checklist para criar uma estratégia de Marketing no Instagram

Se leste todo o artigo até aqui, sabes o que precisas exatamente para ter êxito no Instagram. Mesmo assim, segue esta checklist para criar a tua estratégia de Marketing:

  1. Já escolhi o meu nicho e verifiquei que o seu crescimento é constante.
  2. A minha conta esta verificada por telemóvel e email.
  3. O meu nome é original ou incorpora alguma palavra do meu nicho.
  4. A minha biografia é original, bonita e transmite a ideia que quero partilhar.
  5. Juntei vários hashtags da minha temática para os integrar no primeiro comentário das minhas fotos.
  6. Tenho uma lista de 21 contas com a mesma temática que a minha, mas com muitos mais seguidores.
  7. Tenho 21 fotos para publicar durante a primeira semana em diferentes horários.
  8. Já publiquei as fotos em diferentes horários e já sei quais são as melhores horas para publicar.
  9. Fiz o download de fotos de algumas contas, para poder partilhar dando os respetivos créditos aos seus criadores.
  10. Tenho uma lista de contas gerais que partilham as fotos de outros utilizadores e que me podem fazer shoutout.

Agora deves pensar: “Como é que essa checklist me permite criar uma estratégia de Marketing?

Se realizares esta checklist passo por passo, se registares tudo o que fizeres e seguires todos os conselhos que te dou neste guia, não terás nenhum problema em criar a tua própria estratégia.

Após os 5 primeiros pontos da checklist, que são relativos à conta em si, terás de começar a estudar o teu nicho, a tua concorrência, os teus seguidores e a programar fotos para a tua conta com Mass Planner.

Depois, quando tudo estiver programado, como te fui dizendo ao longo do artigo, só tens de responder aos comentários, realizar comentários noutras contas e melhorar cada vez mais a tua conta de Instagram.

Em julho, vou publicar um artigo com a minha primeira aventura com 5 contas diferentes para conseguir 25.000 seguidores em cada uma. Lá poderás ver as estratégias que utilizei, os problemas que encontrei e muito mais.

Já acabou?

Pessoal, este foi o primeiro grande tutorial que algum dia tenha escrito. Quando comecei, não foi nada fácil. Tentava várias estratégias e nada funcionava. Mas foi graças à minha perseverança que consegui terminar este tutorial e o eBook.

Recentemente deixei o meu curso de Direito, que já podia estar terminado, para poder dedicar-me de corpo e alma ao que realmente gosto: Growth Hacking. A primeira rede social que estudei e aperfeiçoei foi o Instagram. Ainda não sei qual será a próxima. Mas se quiseres sugerir-me uma que te interesse de modo particular, deixa a tua opinião nos comentários.

Não quero terminar sem dar-te uma dica sobre o Instagram:

Mesmo que não tenhas grandes resultados, não desistas e procura sempre como melhorar.

Mesmo que as pessoas te digam que é muito difícil, que já existem muitas outras contas, não desistas!

NUNCA!

E se alguma vez quiseres desistir, lembra-te que eu não sabia nada sobre isto, mas pesquisando e experimentando consegui o que muitas empresas não conseguem.

Partilha esta guia com todos os que querem realmente crescer no Instagram. Todas estas dicas são conhecidas por muitos, mas eles nunca as partilham porque não querem perder a sua “categoria” ou porque querem ser vistos como os maiores. Não é que não compreenda essa postura (afinal, trabalharam e estudaram esta rede social para conseguir esses conhecimentos); acho que, hoje em dia, porém, se partilharmos a informação, todos podemos melhorar e aprender ainda mais!

Um grande obrigado a todos aqueles que leram esta guia até o fim.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page