O conceito das Keywords (ou palavras-chaves) é muito simples de entender: quando realizamos uma procura no Google ou noutro navegador, vemos muitos resultados que são organizados por relevância. Seguramente é como eu, e toca nos primeiros resultados.

Já imaginou se o seu blog pudesse chegar a esses primeiros lugares em algumas procuras? O mais provável é que recebesse muitas visitas, e se tivesse uma loja online ou vendesse produtos no seu blog, as ventas aumentassem.

Mas o que é que isto tem a ver com as Keywords? Tem muito a ver. As keywords e a otimização SEO permitem aos motores de busca, como o Google, encontrar os post ou sites que melhor se adaptem à nossa procura. Isto quer dizer que se usamos as corretas Keywords teremos mais visitas e maior visibilidade.

Com as Keywords ou palavras-chaves melhorará o seu posicionamento web

Para otimizar um conteúdo de forma a situá-lo nas primeiras posições de Google é preciso associá-lo a uma palavra chave, isto é, uma série de palavras que criam a “focus keyword”.

O problema é que existem muito blogues que também querem estar na primeira página de Google. É por isso que há que ter em atenção à concorrência, para saber se podemos utilizar uma determinada palavra chave, ou temos que buscar outra que se relacione mais com a “Long Tail”.

A Long quê?

Long Tail. Quanto mais popular for a palavra chave mais visitas tem, mas também maior concorrência. A pergunta que deve fazer-se é: pode competir com eles? Se a resposta é não, deverá dirigir-se as palavras que se encontram na Long Tail, as quais tem menos visitas, mas também menos concorrência.

palavras-chaves longtail-keywords

Mesmo que sejam poucas, se conseguir posicionar bem um post com uma Keyword, lembre-se que receberá muitas dessas visitas no seu site, e tudo gratuitamente.

Então, agora já acha uma boa ideia investir no estudo das Keywords ou palavras-chaves?

Como encontrar as palavras-chaves

  • Google Analytics – com Google analytics podemos saber com que frases é que as pessoas encontrarão os nossos artigos.

    Palavras-chaves google_autocomplete

    Sugestões automáticas de Google – é tão simples como entrar no Google e começar a fazer uma procura. Conseguem ver as opções que aparecem em baixo? Essas são as procuras mais realizadas.

  • Google Adwords – esta é a ferramenta gratuita mais completa para palavras-chaves. Faça login e selecione o menu Ferramentas > Planeador de Palavras-Chaves. Agora experimente este serviço intuitivo, gratuito e de confiança (é da Google).

  • Google Trends –  Outro site da Google onde podemos encontrar ajuda para selecionar as melhores Keywords. Além disso permite analizar a evolução das Keywords. Interessante, verdade?

  • Plugin de SEO by Yoast – ajuda a identificar as palavras-chaves no próprio post. Não serve especificamente para encontrar as palavras-chaves, mas é um plugin essencial para saber se as posicionamos corretamente.

Outros dados importantes

  • Escolha 4 ou 5 palavras-chaves por post. Mesmo que uma seja a principal e a que destaque, coloque outras palavras-chaves parecidas.

  • Posicione estrategicamente as palavras-chaves que escolheu anteriormente. Para um bom posicionamento SEO devem estar:

    • URL.

    • Primeiras frases do post.

    • Títulos e subtítulos.

    • Nome e títulos das imagens e/ou vídeos

  • Pode aumentar a importância das palavras-chaves colocando-as em negrita.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page