Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos tempos. Depois de que o Facebook a comprasse em 2012, o número de utilizadores aumentou, assim como o número das melhorias realizadas. De certeza que você também tem uma conta de Instagram, mas será que a utiliza como deve ser?

Existem algumas práticas que pode realizar para conseguir mais seguidores no Instagram, e desta forma conseguir uma maior audiência para as suas publicações. Contudo, é necessário saber quais são as coisas que deve evitar fazer nesta rede social.

Sabe quais são? Vejamos:

O que não deves fazer no Instagram

-> Seguir e deixar de seguir se não fizerem follow back:

Se realmente gostar de uma conta de Instagram, siga-a, e se não gostar, não o faça. Além disso, convém seguir outras contas com a mesma temática que a sua para que desta forma os possa analisar, saber como atuam e conhecer o seu público.

-> Subir fotos cheias de Hashtags

Utilize apenas os hashtags que se identifiquem com a sua publicação. Recomendo que escreva uma breve descrição da foto e depois, noutro paragrafo, deixe os hashtags. Existe quem também deixe os hashtags no primeiro comentário, contudo não tenho a certeza se desta forma as fotos ou vídeos são devidamente identificados.

-> Realizar demasiados “Repost”

A não ser que o seu Instagram seja unicamente para fazer repost de outras contas, não encha a sua conta de publicações de outras. Pense sempre que é o seu Instagram, e os seus seguidores querem ver as suas publicações e não as de outros.

-> Copiar conteúdo de outras contas e não lhes fazer referência

Se fizer um repost ou copiar uma imagem ou fotografia, faça referência ao seu autor. Isto, além de ser uma regra de boa educação online, pode trazer-lhe benefícios, tais como: repost, agradecimentos e, quem sabe, até networking.

-> Subir imagens sem direitos

Tal como acontece com as páginas web, subir uma foto que não é sua pode trazer-lhe problemas. O melhor concelho que lhe posso dar é: seja sempre original!

Agora já sabe o que deve fazer se não quer ser apanhado…

-> Não ratificar os erros que cometes

Se cometer algum erro, se publicar uma foto que não devia, ou fizer um comentário não tão “feliz”, explique a razão pela qual agiu assim (se é que tem uma boa explicação, caso contrário mais vale não dizer nada) e peça desculpa. Se for muito grave apague a publicação.

-> Ser egocêntrico e não referir outras contas

Uma das melhores formas de crescer no Instagram é criando relações com outras contas que tenham muitos seguidores ou um grande potencial. Se subir alguma fotografia donde apareça alguma marca ou pessoa, mencione-a. Não perde nada, e quem sabe se até gostam da sua publicação e a publicam no seu mural. Os seguidores dessas contas verão a sua publicação e até lhe dêem like ou follow.

-> Subir imagens com letras pequenas que nem se podem ler

É uma aplicação de fotografias e não de textos. Se quiser incorporar um texto na imagem tenha em consideração que a maioria dos utilizadores veem as fotos desde o seu telemóvel e não desde o computador.

-> Mencionar as pessoas em vez de as etiquetar na fotografia

Para poupar espaço na descrição, mencione as pessoas na própria foto. Desta forma estará a poupar espaço, mas mais importante, poderá identificar uma determinada pessoa na fotografia, o que ajuda a identificar essa pessoa ou marca muito mais rapidamente.


Se é acha que existe mais alguma coisa que se deva evitar nesta rede social, não hesite em partilhá-la connosco através dos comentários.

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page