O primeiro que deve conhecer é a origem do termo. SEO significa “Search Engine Optimization”. Depois da criação do Google, aconteceu o Boom das páginas web. Todas elas queriam estar na primeira página dos motores de busca da Yahoo e do Google, já que assim conseguiam mais visitas. Foi então que nasceu o SEO.

De uma forma muito resumida, o SEO permite mostrar os resultados orgânicos, isto é, os que não são pagos, nas primeiras páginas das procuras que fazemos nos motores de busca. No seguinte exemplo podemos ver como os primeiros são pagos, mas os demais são sites optimizados com SEO:

Comprar Smartphone - SEO

O que é SEO ?

O SEO é o conjunto de ações que ajudam a melhorar a visibilidade do seu site nos resultados dos motores de busca de forma gratuita.

O SEM tem o mesmo objetivo que o SEO, mas com uma grande diferença: não é gratuito.

O SEO tem vindo a mudar radicalmente durante os últimos tempos, principalmente pelas atualizações de Penguin e Panda. Contudo, e mesmo que existam muitos fatores que determinem a posição de um site num motor de busca, existem dois fatores que são muito importantes: a autoridade e a relevância.

A autoridade e a relevância são os dois factores mais importantes num site

autoridade é a popularidade de um site. Quanto mais popular é uma site, mais valiosa é a informação que possui. Este fator é o mais importante, já que é o que permite ao motor de busca saber o que é os utilizadores gostam e então buscá-lo nesse momento.

relevância é a relação de um site com uma procura num motor de busca. Quanta mais informação relevante tenha esse site, melhor será a sua posição.

Estes dois fatores podem ser sempre optimizados. Em outros artigos explicarei como os podemos melhorar para conseguir uma melhor posição nos buscadores, e dessa forma aumentar o número de visitas.

Além disso é necessário ter em atenção ao SEO on-site e ao SEO off-site.

SEO On-site e Off-Site

SEO on-site é a optimização de um determinado site de forma a que os motores de busca possam conhecer e interpretar o seu conteúdo.. Aqui incluímos a optimização de keywords, o tempo de carregamento da página, a experiência do utilizador, a optimização do código e os formatos das URL’s.

SEO off-site é a optimização fora do site. Os fatores mais importantes neste caso é o número e a qualidade de links que redireccionam à nossa página web, a presença nas redes sociais e a autoridade da marca.

De uma forma resumida o SEO é o que permite que Google possa saber o quão importante é o seu site para uma determinada procura no seu motor de busca. É por isso que é importante trabalhar primeiro o que fazemos dentro da web, e depois dar-nos a conhecer da melhor forma possível.

Porque o SEO é tão importante?

A principal importância do SEO é otimizar o site e ajudar aos motores de busca a posicionar, da melhor forma possível, a sua web (melhora do posicionamento web). Google ou outros motores de busca não vêm a sua web da mesma forma que uma pessoa, pelo que é importante e necessário optimiza-la.

Para que entenda um pouco melhor a sua importância, veja o seguinte exemplo:

Imagine que vende camisolas de desporto através de um site. Existem 100.000 portugueses que procuram no Google, todos os meses: “comprar camisolas de desporto”. Se temos em conta que 22% destas pessoas entram no primeiro resultado que encontrem, e também que a sua web está no primeiro lugar do resultado da busca de Google, estaríamos a falar de 22.000 visitas por mês (1º Caso)

Se quisesse conseguir o mesmo resultado através do Google Adwords (2º Caso), teria um gasto mínimo de 4.000€ por mês (supondo que cada click custasse 0.20€).

No primeiro caso estamos a falar de SEO, de optimização natural e gratuita. No segundo caso estamos a pagar para que o site fique em primeiro lugar, mas isso equivale a gastar dinheiro continuamente, o que a largo prazo não é rentável.


Como viu o SEO é muito importante para o seu site. Se está a pensar em abrir uma página web, e não quer que sejam apenas os seus amigos a ler os seus artigos ou a partilhar os produtos da sua loja online, o melhor é transformar-se num especialista de SEO e optimizar da melhor forma possível a sua web tendo em conta isto.

Se tiver alguma questão ou dúvida em relação ao SEO não hesite em escrever um comentário. Estarei encantado em poder ajudar-lo/la a entender e a melhorar o SEO do seu site.

Agora, toca a trabalhar 😀

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page