Contratar uma agência de Marketing ou um particular para melhorar o posicionamento da sua web ou administrar as redes sociais é algo realmente sério. Muitas prometem resultados rápidos e seguros e a um preço muito baixo. Mas será que é assim tão fácil?

Se está a pensar melhorar a autoridade da sua empresa, contratar um professional é essencial.

Mas como o fazer quando não sabe nada sobre o assunto?

No dia de hoje apresento algumas perguntas que pode fazer às agências ou a particulares antes de proceder com a contratação. As respostas a estas perguntas variam muito. Contudo, todas tem algo em comum fácil de identificar e que mostram um bom SEO ou CM.

Perguntas que deve realizar a agência de Marketing

Tenha em atenção que faz estas perguntas antes de contratar uma companhia de SEO.

Quantos clientes têm?

Pergunte quantos clientes têm neste momento. Ter muitos clientes não é um sinonimo de qualidade. Com este dado pode ver o trabalho que se tem feito em todas as áreas de SEO daquelas empresas, e durante quanto tempo é que essas empresas confiam na agência. Um profissional ou uma agência de Marketing Online sabe manter os seus clientes satisfeitos, e se o fizerem com os outros, de certeza que consigo também.

Qual é a sua estrategia de link building?

Eis uma das perguntas mais importantes. Antes de a fazer, faça uma pesquisa sobre as melhores estrategias de Link Building. Depois disso, pergunte quais são as suas estrategias. Se falarem de posicionamento por redes sociais ou diretórios de webs, saiba que esta é uma das formas mais fáceis de posicionamento e as vezes podem originar penalizações. Se não utilizam técnicas mais complexas e que demonstrem confiança e trabalho, o melhor será continuar a procura de outra agência.

Quando poderei ver os resultados?

Os resultados no SEO e no posicionamento não se vêem da noite para a manha. É preciso semanas, meses ou até, nalguns casos, anos! Se alguma agência prometer resultados 100% eficazes em pouco tempo, desconfie… e muito. Possivelmente utilizem técnicas BlackHat que podem penalizar o seu site.

De quanto em quanto tempo me enviam informes?

A maioria das agências fazem informes todos os meses. Pergunta que tipo de informes realizam e se podem ser personalizados para si. Alguns dos dados mais importantes a constar no reporte é o ranking de palavras chave, o número de procuras e a sua comparação com os meses anteriores, e a percentagem de conversão tendo em conta as procuras.

Como escolhem as melhores Keywords?

Selecionar as palavras-chave é essencial para uma boa estrategia de SEO. Como indico neste artigo, para encontrar as melhores palavras-chave é necessário fazer uma investigação a fundo no nosso sector, e não escolher apenas as que têm mais procuras no Google.

Perguntas que deve realizar depois de contratar uma agência de Marketing

Se por “desgraça” contratou alguma agência de marketing ou um profissional sem fazer estas perguntas e agora quer saber se eles estão a fazer um bom trabalho, eis outras questões que se pode fazer a si mesmo ou à companhia.

Eles mantêm contacto consigo sobre melhorias e sugestões?

Uma boa agência de marketing tem um contacto continuo e em decisões arriscadas comunicam com anterioridade apresentando os beneficios e o risco. Além disso, se os reportes indicam que não se está a conseguir melhores resultados, mudar de estrategia será necessário.

Criam conteúdo de qualidade que é partilhado nas redes sociais?

Se não criam conteúdo de qualidade no seu site, o que irá partilhar nas redes sociais? Conteúdo de terceiros? E fazer publicidades de outros sites?

Há quem diga que o conteúdo é o “Rei” no SEO. Não concordo plenamente com esta afirmação, mas a verdade é que o conteúdo de qualidade é um dos maiores factores para um bom posicionamento. Não se trata apenas de personalizar um site e fazer publicações no Facebook. É preciso criar para poder posicionar!

Estão a mostrar-lhe o que acontece?

Enviam reportes com frequência? Entram em contacto consigo para apresentar problemas que surgiram, novas noticias, tendencias?

Se a resposta é não o que pode estar a acontecer é que : não estejam a trabalhar, ou o que estejam a cometer erros. Quando se faz uma coisa boa, o normal é partilha-la. Quando se faz uma coisa má, o normal é esconde-la… Tal qual este gatinho.

gatinho

Não lhe perguntam nada?

Alguma vez lhe perguntaram sobre o acesso:

  • Do editor ou admin do seu site?
  • Visualizador ou admin de Google Analytics?
  • Acesso ao Webmaster Tools?
  • Acesso às redes sociais?
  • Se podem utilizar o conteúdo do seu site para iniciativas de marketing?

Teve uma penalização manual…

Se durante a contratação de uma agência de Marketing tiver uma penalização manual de Google, procure outra já! Isto apenas significa que não estão a fazer bem o seu trabalho. Se algo assim suceder, veja este artigo sobre as penalizações de Google e resolva a penalização manual rapidamente.

Conclusão

Escolher a melhor agência de Marketing em Portugal ou o melhor profissional não é um trabalho fácil. Com estas perguntas poderá filtrar algumas e depois comparar. Fuja daquelas que prometem resultados rápidos, fáceis e baratos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page