Já ouviste falar dos Growth Hackers? Sabes o que fazem? Conheces os seus objetivos? É possível que ainda não os conheças já que ainda não são muito conhecidos em Portugal, contudo, acho importante que conheças este posto que cada vez mais é mais importante nas grandes companhias.

Neste artigo vais aprender:

  • O que é um Growth Hacker?
  • O que fazem os Growth Hacker?

Nota: No final do artigo não tenhas medo de deixar a tua opinião sobre o assunto. Faz perguntas, afirmações, diz o que pensas! A tua opinião é importante.

O que é um Growth Hacker?

É um conceito muito recente e que algumas pessoas estão a utilizar mal. Não se trata apenas de uma pessoa que faz crescer o número de potenciais clientes ou fãs, não se trata apenas de alguém que aumenta a tua lista de emails ou número de visitas do teu site… É muito mais que isso.

Um Growth Hacker procura resultados rápidos e duradouros

Ao contrário dos estrategas com técnicas de marketing antigas, os Growth Hackers concentram os seus esforços em entender os sistemas que as pessoas usam para poder criar criar estrategias que tenham efeitos rápidos e a longo prazo.

Um growth hacker é aquele que conhece o sistema do ponto de vista do cliente, mas que pensa sempre no beneficio para empresa. Vejamos o caso de Twitter:

Ao principio começaram a ter muitos utilizadores graças aos sites, fóruns, blogs, etc. Contudo, repararam que os utilizadores entravam, registavam-se, mas não interagiam. Se fosse no passado enviariam emails ou gastariam dinheiro em estrategias de marketing antiguas. Neste caso eles melhoraram a primeira iteração do utilizador. Após o registo era apresentado uma lista de pessoas que podias seguir dependendo dos teus gostos. Apenas fazendo isto o número de iterações aumentou imenso!

Não se trata de criar uma estrategia que tenha apenas um pico de crescimento. Trata-se de criar um mecanismo que aumente a iteração e os possíveis clientes, mas que se mantenha a longo prazo. Isto é muito difícil de concretizar, mas é por isso que ser um Growth Hacker não é fácil.

Já agora mostro-te um gráfico que resume isto mesmo que estou a dizer. O gráfico é original deste artigo:

O verdadeiro crescimento de um Growth Hacker

Um Growth Hacker é alguém com uma enorme curiosidade sobre como funciona a Internet, o mercado e a psicologia humana. São pessoas curiosas que tentam ser originais em cada ação que realizam. A curiosidade é o que os fazem ser melhores e pensar em coisas que mais ninguém pensa. Dou-vos outro exemplo de uma das maiores empresas que existe neste momento na Internet.

Apesar de não ser a sua única forma de crescimento, Airbnb cresceu imenso no ano 2010 graças a uma estrategia de growth hack de Craiglist. Craiglist é o maior site para alquilar, arrendar ou vender qualquer coisa nos Estados Unidos (uma especie de OLX). Além da enorme base de dados, era no Craiglist que as pessoas procuravam qualquer coisa que não fosse um hotel para ficar durante alguma viagem. Sendo assim, a Airbnb criou um bot que enviava um email a cada pessoa que arrendava ou procurava uma casa. Este bot informava aos utilizadores de Craiglist os beneficios de estar em Airbnb. Desta forma conseguiam novos clientes rapidamente.

airbnb-craigslist-outreach-800x433

Com este exemplo apenas vos quero mostrar como é que um Growth Hacker pensa. É alguém que conhece o sistema e que pensa em formas de utilizá-lo no seu beneficio. É como se alguém te desse as ferramentas, os objetivos mas não te dissesse como o tens de fazer. Para isso sempre tens de ser original e criativo.

Um Growth Hacker conhece as estadísticas de cada ação.

Para um Growth Hacker, cada ação que se realize tem de ser medida. Isto ajuda a saber o impacto de uma determinada ação em todos os sentidos e a melhorar ou descartar uma ideia caso seja necessário.

O que fazem os Growth Hackers?

Com os exemplos e as explicações anteriores já deves saber mais ou menos o que um Growth Hacker faz. Mas se ainda tens dúvidas posso tentar explicar o que eu entendo por este conceito.

Os Growth Hackers fazem crescer o número de utilizadores de uma determinada empresa de uma forma sustentável e criativa. Pensam em mecanismos online e offline que podem melhorar a relação de um produto com o cliente final.

Normalmente utilizam métodos pouco convencionais no mundo do marketing, mas que para determinado produto ou campanha trazem imensos beneficios. Eles encontram soluções criativas a problemas complicados de crescimento. Algumas vezes com estrategias agressivas e que roçam a legalidade, mas que funcionam.

Ao final de contas, um Growth Hacker está sempre a aprender e a estudar o meio que o envolve para poder encontrar novas formas de interagir com o cliente final.

Existem muitas coisas que podes aprender sobre os Growth Hackers. Muitas delas podes encontrar pela net, mas para que não o tenhas de o fazer eu criei uma lista de alguns textos sobre Growth Hacking. Todos os textos estão em inglês.


Espero que tenhas gostado do artigo. Se puderes (e quiseres) partilha este artigo nas redes sociais.

Se gostaste, partilha!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrBuffer this page